Philos lança a série "1942 – O Brasil e sua guerra quase desconhecida", de João Barone

Para abordar a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, o Philos lança em outubro a série "1942 – O Brasil e sua guerra quase desconhecida", com direção de João Barone, escritor e baterista dos Paralamas do Sucesso. Interessado no assunto, Barone passou décadas dedicado à pesquisa do Brasil daqueles tempos, além de percorrer os mesmos cenários desbravados pelas tropas nacionais em combate na Itália para escrever o livro que inspirou a série, lançado em 2013. Dividida em quatro episódios, a segunda produção criada especialmente para o serviço de VOD da Globosat mostrará cenas gravadas na Itália, além de imagens de arquivo e entrevistas com personalidades, historiadores, jornalistas e ex-combatentes.

Os pracinhas Antônio Inham, Alberto Arioli, João Moreira, Juventino da Silva, Osias Machado da Silva, Amerino Raposo Filho e Newton La Scaleia contam suas experiências sobre a convocação para a guerra e os combates dos quais participaram. Barone registrou momentos e cerimônias na Itália em honra aos soldados brasileiros, em especial, pelas três grandes vitórias da FEB em Monte Castello, Montese e Fornovo di Taro.

O programa ainda traz entrevistas com os jornalistas e escritores Pedro Bial, Arthur Dapieve, William Waack, Marcelo Monteiro, o escritor Luiz Fernando Veríssimo, o humorista Marcelo Madureira, o diplomata Jorge Carlos Ribeiro, o imortal da Academia Brasileira de Letras Marco Lucchesi, o cantor e compositor Jorge Mautner, o professor do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF Vágner Camilos Alves, o diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha Armando de Senna Bittencourt e o historiador militar Durval Lourenço Pereira.

A série é dividida em quatro episódios que contam de forma cronológica a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui