Mercado de games é bilionário no Brasil

A GfK Consumer Choice apresentou nesta quinta-feira, 7, em São Paulo, a  segunda etapa da sua 9ª Conferência Anual, sob o tema é  “Tecnologia e Entretenimento no Brasil – O que Busca o Consumidor Brasileiro?”.  

Os profissionais da empresa global de pesquisas de consumo, que tem sede na Alemanha, apresentaram dados inéditos do mercado de varejo nacional, nos segmentos de games (consoles e jogos), calçados esportivos, filmes, brinquedos e livros – sempre fazendo comparativos com outros mercados em especial os da Europa e Japão.

Games

No segmento de games – consoles e jogos de consoles (exclui jogos para PCs), o Brasil está na contramão dos demais mercados. Por aqui, o setor está em ascensão vertiginosa, enquanto em mercados da Europa há sinais de saturação no segmento de consoles – dando espaço ao crescimento de jogos em outros dispositivos, como smartphones e tablets. Em termos globais, o setor de games movimenta US$ 1 trilhão.

No Brasil, a indústria de consoles vendeu um total de quase R$ 1 bilhão – o equivalente a um mercado como o russo, por exemplo – um crescimento expressivo de 43% em relação a 2011 em moeda local. Isso, a despeito do  preço médio dos equipamentos seguirem em valores altos – a título de comparação, um console de videogame de nova geração custa em média 353 euros no Brasil, ante os 197 euros que custa na Espanha e 227 euros no Reino Unido. Em software, o crescimento também foi grande: 72% a mais em faturamento, totalizando 242 milhões de euros no mercado brasileiro, ou mais de R$ 600 milhões. Neste aspecto, o preço médio dos jogos no Brasil está bem mais próximo à média mundial – o ticket médio do game localmente em 2012 foi de R$ 127. Chama atenção a maior presença de jogos de catálogo entre os 15 títulos mais vendidos – alguns de 2007 -, o que denota uma diversificação do mercado.

Telas

No item denominado filmes, na verdade a GFK relata dados referentes aos mercado de TVs, DVDs e Home Theater.  No levantamento da empresa, 30% dos aparelhos vendidos no Brasil já são TVs conectadas à internet. Já foram compradas  11,2 milhões de unidades de TVs de LED, 1,3 milhão de aparelhos de Blu-Ray e 380 mil home-theaters Blu-Ray.

3D

Já em se tratando de aparelhos de TV 3D, foram vendidos no varejo brasileiro 1,7 milhão de aparelhos – vale lembrar que o preço médio que era R$ 6 mil em 2010 caiu para a metade em 2012. São 3 mil títulos de títulos em Blu-Ray no Brasil, mas o que chama mesmo a atenção é o baixo número de títulos disponíveis na tecnologia 3D: apenas 129.  Ou seja: enquanto houve uma erosão de preço em hardware, a limitação dos títulos na tecnologia ainda leva a uma evolução menos acelerada deste consumo de mídia.

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