Foi anunciado nesta terça-feira, dia 7 de junho, o desenho organizacional da diretoria de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, sob a liderança de Erick Bretas. Em fevereiro, a Globo integrou nesta área a gestão do Globoplay com a dos Canais por Assinatura, a dos Negócios Internacionais e a da Globo Filmes.
Vale destacar que Bretas está à frente dos conteúdos dos canais por assinatura, bem como de toda a atividade de negócio direto com o consumidor (D2C). Já a parte B2B2C está diretamente abaixo do CFO da Globo, Manuel Belmar, sob os cuidados de Fernando Ramos. Esta parte de Canais Pagos inclui o relacionamento com as empresas telecomunicações, varejistas, plataformas de TV conectada e agregadores.
Em nota, Bretas afirma que o novo desenho da área foi orientado por algumas premissas:
* Foco no relacionamento direto com o consumidor;
* Mais integração e sinergia entre as áreas;
* Busca de estruturas operacionais mais ágeis e adaptáveis às constantes
transformações do negócio.
Veja como a diretoria estará organizada com as seguintes áreas:
Globoplay e Produtos Digitais Audiovisuais, que passam a ser comandados por Teresa Penna, até então diretora de Soluções para o Negócio. A Globo Filmes e o Giga Gloob serão agregados à estrutura do Globoplay e suas líderes, Simone Oliveira e Taís Martins, a se reportar a Teresa Penna;
Canais de Entretenimento, Infantil, Variedades e News, que serão liderados por Daniela Mignani. Ela já comandava os canais pagos GNT, Viva, Mais na Tela e a gestão do negócio Globonews. Passa a dirigir também Multishow, Bis, Off, Gloob e Gloobinho;
Canais de Esportes, como Rede Sportv, Premiere e Combate, incluindo ainda a inteligência de direitos esportivos, que seguirão com Eduardo Gabbay à frente;
Produtos de Publishing, área criada para fazer a gestão dos produtos do G1, do Ge, do Gshow, da home da Globo.com, do Receitas.com e do Cartola, será liderada por Márcia Menezes, que já respondia pelo G1;
Negócios Internacionais, que permanecerão sob a liderança de Raphael Corrêa.
Ana Carolina Lima, que atualmente é a head de Conteúdo do Globoplay, passa a integrar a área de Negócios Internacionais com responsabilidades sobre a estratégia internacional do Globoplay, a distribuição da Globo Internacional e os acordos de coprodução.
Com atuação transversal às demais áreas, estarão:
Gestão do Conteúdo, nova área que será comandada por Tatiana Costa, até então diretora dos canais pagos Multishow, Off e infantis. Terá a responsabilidade de gestão sobre a produção de conteúdo do Globoplay e dos canais pagos;
Marketing, que continuará sob a responsabilidade de Tiago Lessa;
Soluções para o Negócio, que passará a ser liderada por Rodolfo Bastos;
Portfólio e Governança, que vai ser comandada por Eliseu Barreira Junior;
Inteligência, com liderança ainda a ser definida.
A área de Áudio Digital, liderada por Marcela Amaral, deixa de existir. O Globoplay e os produtos de publishing seguirão buscando ampliar a atuação no setor, com estas específicas de audiência e receita em áudio. As equipes serão alocadas em Portfólio e Governança, em Gestão do Conteúdo e nos produtos.