Operadora de satélites de Abu Dhabi planeja entrar no mercado brasileiro em 2016

Não ter conseguido uma posição orbital brasileira no leilão da Anatel no começo de maio não alterou os planos da operadora satelital Al Yah Satellite Colmmunications Company (Yahsat). A empresa, controlada pela Mubadala, um braço de investimentos do governo de Abu Dhabi, dos Emirados Árabes, entrou no leilão por meio da subsidiária Star Satellite, mas acabou não levando nenhuma das quatro posições leiloadas pela Anatel. Agora, a companhia pretende entrar no mercado brasileiro por meio do direito de exploração de satélite estrangeiro utilizando o satélite Al Yah 3, que deverá ser lançado em 2016.

De acordo com o diretor executivo de estratégia e desenvolvimento de negócios da Yahsat, Amit Somani, o pedido já foi encaminhado à Anatel e deverá sair em até seis meses, o que significa até o final do ano ou começo do próximo. Ele não informa a posição orbital ainda, mas afirma que o Al Yah 3 deverá usar o slot do Atlântico, cobrindo parte do Brasil e da África, Oriente Médio, Sudoeste Asiático e Ásia Central. "Tivemos oportunidade para cobertura de mais de 95% da população, mas não será limitada a cidades grandes, a cobertura entra no interior também", afirma o executivo.

Essa preocupação de oferecer cobertura no País tem uma razão: de olho na população carente de serviços de Internet por falta de infraestrutura, a Yahsat pretende oferecer banda Ka diretamente para clientes finais e empresas, além de forma indireta por meio de operadoras e provedores de Internet (ISPs). Somani não quis também informar a capacidade que será disponibilizada ou a quantidade de transponders, mas disse que seriam 27 spot beams para o Brasil.

Internet via satélite

Para oferecer a banda Ka diretamente ao consumidor final, a companhia precisará de licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que Somani diz que também já está em processo com a Anatel. "Acredito que em três meses a licença sai", espera. "O desenho, o gateway e hub, é no Brasil também, quando coloca isso, dá possibilidade para operadoras e ISPs, e é uma boa opção para empresas que querem acesso ponto-multiponto."

Apesar de a fabricação do Al Yah 3 já ter sido iniciada, ainda não foram divulgados os parceiros de produção e de lançamento do satélite. O executivo da empresa de Abu Dhabi explica que os contratos são complicados e geralmente leva muito tempo para fechá-los, mas garante que o lançamento será realmente em meados de 2016 e que, em até seis meses depois, o satélite já poderá começar a operar.

Tudo ainda está em estágio preliminar, apesar de o projeto já estar sendo trabalhado há três anos. Não há ainda parcerias fechadas com provedores, por exemplo, embora Amit Somani diga que há conversações com "vários" ISPs. "Não temos pressa para fechar agora, queremos começar a construção e depois nos concentrar em ter distribuição, um parceiro bom, ou ter clientes", diz o executivo, ressaltando que o foco mesmo será na entrega de banda Ka diretamente aos usuários.

Evento

A Yahsat é uma das empresas que confirmaram presença nos debates do Congresso Latinoamericano de Satélites, organizado pela Converge Comunicações (que edita este noticiário) e que acontece no Rio de Janeiro nos dias 4 e 5 de setembro. A empresa apresenta seus planos e participa de debate junto aos novos entrantes no mercado brasileiro de serviços satelitais. Mais informações sobre o evento estão disponíveis pelo site www.telaviva.com.br/eventos .

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