Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Flavia Castro encerra as filmagens do seu quarto longa, “As Vitrines”

Flavia Castro encerra as filmagens do seu quarto longa, “As Vitrines”

Cena de "As Vitrines" (Foto: Divulgação)

No ano em que o golpe militar no Chile completa 50 anos, a diretora e roteirista Flavia Castro filmou em São Paulo “As Vitrines”, seu quarto longa-metragem, encerrando uma trilogia que ela chama de sua “construção de lembranças”.

Tudo começou com seu premiado documentário “Diário de uma busca”, em 2011, no qual se entrelaçam a trajetória de vida e a investigação sobre a morte de seu pai. O filme foi contemplado com dezenas de prêmios, no Brasil e no exterior. Em “Deslembro”, seu segundo longa, Flavia aborda – desta vez através da ficção – a volta ao Brasil de uma adolescente depois de anos de exílio com seus pais. A obra participou da seleção oficial do Festival de Veneza, em 2018, e foi premiada em diversos festivais, como o Festival Latino Americano de Biarritz e o Festival do Rio. 

No primeiro semestre deste ano, Flavia Castro rodou “Cyclone”, seu terceiro longa-metragem. O filme é livremente inspirado na vida de Maria de Lourdes Castro, conhecida como Miss Cyclone, única mulher a participar do diário “O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo”, obra escrita durante os anos de 1918 e 1919, na garçonière de Oswald de Andrade, por alguns dos posteriormente chamados modernistas. 

Em “As Vitrines”, Flavia volta à infância. No filme, no Chile, dias depois do golpe militar de 1973, muitos militantes de esquerda latino americanos se refugiaram em embaixadas à espera de um visto para poder sair do país. Filhos de brasileiros, Pedro (12) e Ana (11) se encontram na embaixada da Argentina, um dos poucos lugares seguros em Santiago. Nesse espaço circunscrito, testemunham o cotidiano dos adultos ritmado pelas reuniões políticas, brigas, jogos de xadrez e namoros. Ali, experimentam descobertas e uma rara liberdade, mas Pedro vive a angústia da mãe que ainda está lá fora, correndo perigo. Aos poucos, a ruptura que o golpe trouxe para suas vidas se revelará.

Letícia Colin, Marcos de Andrade, Marina Provenzzano, Gabriel Godoy, Roberto Birindelli, Jimena Perez, Sara Antunes, Julia Konrad e Fabio Herford estão no elenco. Já as crianças Helena O’Donnell e Gael Nórdio são as protagonistas do longa, que tem atores do Uruguai, Argentina, Chile e Brasil, como as uruguaias Ema Castro Pérez e Olivia Molinaro. 

Marcello Ludwig Maia assina a produção; Vicente Amorim, Flavia Castro e Ilda Santiago são os coprodutores do longa, em parceria com a Globo Filmes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile