Canal Curta! apresenta a série "Consciência³"

No dia 28 de novembro, o canal Curta! estreia sua nova série, "Consciência³". O programa reúne cientistas, filósofos, psicólogos, espiritualistas e ativistas sociais para debaterem o tema consciência a partir de abordagens com diferentes perspectivas. A direção é de Renato Barbieri.

Diretor, produtor e roteirista, Barbieri teve a ideia há cerca de dez anos, mas foi só em 2016 que ela tomou um caminho definitivo, quando ele apresentou o projeto ao canal durante o MAC – Mercado Audiovisual do Ceará. Ali, foram fechados cinco episódios de 45 minutos de duração. 

A série tem como objetivo aprofundar o tema universal da consciência com base no testemunho de pensadores e pensadoras. Entre os nomes escolhidos, o neurologista Antônio Damásio, o cientista espiritualista Fritjof Capra, o cientista de sistema Gaia Antônio Nobre, o pensador indígena Ailton Krenak, a filósofa Scarlett Marton, o historiador Luiz Marques, o psicólogo Guto Pompéia, o cosmologista Luiz Alberto Oliveira, a pensadora Lia Diskin, o filósofo Roman Krznaric, o psicólogo Roberto Gambini, o agroflorestal Ernst Götsch e o ativista Edgard Gouveia Júnior, entre outros.

O nome da produção seguido de "ao cubo" se deu porque o mote da série é reunir três pensadores por episódio, sendo um neurologista, um psicólogo ou psicanalista e um filósofo ou espiritualista. Desta forma, a atração se desenvolveu em cinco episódios: "A Consciência em Si", "A Consciência do Outro", "A Consciência da Rede da Vida", "A Consciência na Ciência" e "A Consciência de Gaia".

Renato Barbieri, além de diretor, produtor e roteirista, é diretor de criação da Gaya Filmes, em Brasília, e diretor e sócio-fundador da CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui