Festival francês traz cineastas e consultores internacionais para workshop de projetos brasileiros em Pernambuco

O Festival des 3 Continents, de Nantes, na França, traz ao Brasil o workshop internacional de coprodução audiovisual Produire au Sud Recife, que acontece entre 5 e 10 de dezembro. Sete consultores internacionais e brasileiros vão trabalhar com roteiristas e produtores de longas brasileiros em desenvolvimento. O workshop, uma parceria entre o Festival des 3 Continents e o Projeto Paradiso, tem apoio da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e das prefeituras de Nantes e Recife.

O Produire au Sud Recife foi concebido para talentos brasileiros que buscam desenvolver técnicas e ferramentas para coprodução internacional. O intuito é criar uma rede de contatos entre profissionais do Brasil, da Europa e de outros continentes. O programa é voltado para duplas brasileiras de produtor e diretor/roteirista com um projeto de longa-metragem de ficção e interessadas em buscar coprodução internacional. Entre as atividades previstas estão masterclasses sobre coprodução, sessões de preparação de pitching e consultorias para produção e roteiro. 

Nomes de relevância no cenário audiovisual do Brasil e do exterior estão entre os consultores que vão trabalhar com os roteiristas e produtores selecionados. São eles: Yohann Cornu, Damned Films, produtor (França); Rachel Daisy Ellis, Desvia, produtora (Brasil); Gualberto Ferrari, consultor de script e diretor de documentários (França e Argentina); Camila Agustini, consultora de script (Brasil); Daniela Colle, Pluto Film, agente de vendas (Alemanha); Sabrina Nudeliman Wagon, Elo Studios, agente de vendas (Brasil); e Stefano Tealdi, Stefilm, produtor e pitch expert (Itália). 

Seis projetos brasileiros foram selecionados para participar do workshop. O objetivo do programa é que, em conjunto com os consultores, os participantes desenvolvam o roteiro e o plano de produção, com o propósito de aumentar o potencial do projeto de conseguir coproduções internacionais. Os projetos são: "A Estranha Familiar", dirigido por Natália Maia e produzido por Luciana Vieira – Bordo Filmes; "Diamante, o Bailarina", dirigido por Pedro Jorge e produzido por Heverton Lima – Paideia Filmes; "Os Vivos Caminham a Terra", dirigido por Pedro Maia de Brito e produzido por Vitor Cunha – Miúdo Cine; "Perto da Meia-Noite", dirigido por Maick Hannder e produzido por Bruno Greco e Jacson Dias – Ponta de Anzol; "Sol a Pino", dirigido por Ana do Carmo e produzido por Rubian Melo – Saturnema Filmes; e "Triste Maravilhoso", dirigido por Diogo Leite e produzido por Paula Pripas – Filmes de Mentira. 

O Produire au Sud Recife tem duas atividades abertas ao público geral. Nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, às 19h30, ocorre a exibição de "Rojo", filme de Benjamin Naishtat que conta com produção de Rachel Daisy Ellis, da Desvia Filmes. A produtora vai participar de um debate sobre coprodução internacional na sequência da exibição, no cinema do Teatro do Parque (R. do Hospício, 81 – Boa Vista). Já na quinta, 8, às 17h30, os roteiristas e diretores farão um pitching aberto ao público, no Museu da Cidade (Praça das Cinco Pontas, s/n – São José).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui