Canal Brasil exibe show de Martinho da Vila

O cantor Martinho da Vila (Foto: Divulgação)

Uma das maiores referências do samba brasileiro, o cantor Martinho da Vila comemora seus 85 anos no dia 12 de fevereiro. Para homenagear o sambista, o Canal Brasil exibe, às 17h15, o show "Sambabook – Martinho da Vila", com participações especiais do meio musical. Elza Soares, Diogo Nogueira, Paulinho da Viola, Leci Brandão, Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Pitty e Toni Garrido estão entre os nomes. No show, Martinho canta cada uma das 26 músicas com um convidado especial. Entre os sucessos estão "Disritmia", "Ex-Amor", "Casa de Bamba" e "Canta, Canta, Minha Gente", todas de composição própria do sambista.

Nascido em Duas Barras, interior do estado do Rio de Janeiro, Martinho trabalhou como laboratorista industrial, depois serviu ao exército como sargento-escrevente, datilógrafo e contador no Ministério da Guerra. Começou a compor aos 15 anos e desde então foi um dos poucos nomes do Samba que fizeram sucesso como compositores de Sambas Enredo e na Música Popular Brasileira, além de ter sido o grande líder como compositor e criador de enredos clássicos da Unidos de Vila Isabel.

Trouxe o Samba de Partido Alto para as paradas de sucesso nos anos 1970 e também foi um importante pensador e ativista do Movimento Negro, escrevendo vários livros, propondo enredos como "Kizomba" e promovendo um intenso intercâmbio com artistas da África lusófona. O sambista escreveu mais de 450 músicas e gravou mais de 50 discos, além de ter vencido, por três vezes, o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Samba de Samba/Pagode.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui