Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Filmes nacionais recebem apoio do Projeto Paradiso para participar da Berlinale 2023

Filmes nacionais recebem apoio do Projeto Paradiso para participar da Berlinale 2023

73ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim começa em 16 de fevereiro (Foto: Divulgação)

A 73ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começa no próximo dia 16 de fevereiro, terá, mais uma vez, a presença de brasileiros representando o audiovisual nacional. Cinco produções contarão com o apoio da iniciativa “Brasil no Mundo”, do Projeto Paradiso, para participar do festival e do Berlinale CoPro, mercado ligado ao evento voltado para coproduções internacionais. 

Receberam apoio para participar do Festival de Berlim os longas “Propriedade”, de Daniel Bandeira, que estará na Mostra Panorama, e “O Estranho”, de Flora Dias e Juruna Mallon, que participará da Mostra Forum. Já no Berlinale Co-Pro Market, estarão os projetos “Deus lhe Pague”, de Gustavo Pizzi; “Corações Solitários”, de Caru Alves; e “Custo de Vida”, de Moara Passoni, todos com apoio do Projeto Paradiso. Ao todo, os aportes no Festival de Berlim somam R$ 65 mil. 

“Nossa expectativa é que possamos ajudar o cinema brasileiro a brilhar ainda mais no mercado internacional. Disponibilizar esses incentivos é uma forma de estimular a participação de profissionais, projetos, longas-metragens e séries de ficção em grandes festivais e mercados de relevância e proporcionar às produções brasileiras uma forma de consolidar seus espaços no cenário exterior”, celebra Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

A Berlinale é um dos primeiros eventos que o Projeto Paradiso apoiará este ano. No total, estãoprevistos 24 apoios para longas-metragens e séries de ficção nacionais em grandes festivais e mercados pelo mundo. Os incentivos variam entre R? 7 mil e R? 50 mil reais que, totalizados, somam mais de R? 650 mil reais em investimentos para prestigiar produtores e diretores de conteúdos brasileiros. Os interessados devem se inscrever nos sites dos festivais e, se o projeto for selecionado, receberá apoio financeiro do Projeto Paradiso. 

Estão previstos apoios para longas e séries de ficção selecionados em outros importantes festivais e mercados internacionais, como Festival de Cannes, Veneza, Locarno, San Sebastián, Guadalajara, Annecy, Biarritz, Toronto e Ventana Sur. Como novidade, o Projeto Paradiso buscou expandir sua atuação no mercado americano, europeu e asiático, com os eventos When East Meets West, Cinelatino, Festival de Jeonju, Tribeca Film Festival e Iberseries e Platino Indústria. Ainda incluiu, pela primeira vez, apoio a dois festivais temáticos, o Festival Internacional de Cinema LGBTQ+ de São Francisco e o Festival de Cinema de Sitges, voltado para projetos de gênero.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile