Espectadores assistem a mais de um bilhão de horas de conteúdo do YouTube em suas TVs diariamente

(Foto: Divulgação)

Para o CEO do YouTube, Neal Mohan, a próxima fronteira da plataforma é a sala de estar e as inscrições. Com isso, ele quer dizer que, hoje, as famílias assistem ao YouTube em suas casas da mesma forma em que costumavam sentar juntas para ver programas de TV tradicionais. Ele destaca: espectadores do mundo todo agora assistem, em média, mais de um bilhão de horas de conteúdo do YouTube em suas TVs todos os dias. De acordo com o relatório da Nielsen sobre streaming nos EUA, o YouTube foi líder em tempo de exibição de streaming nos últimos 11 meses. E, além disso, nos últimos três anos, o número de principais criadores que tiveram a maior parte do tempo de visualização na tela grande aumentou mais de 400%. 

"Também estamos notando um interesse crescente dos consumidores nos nossos serviços de assinatura. Por isso, ficamos felizes em anunciar que temos mais de 8 milhões de assinantes no YouTube TV. E ultrapassamos 100 milhões de assinantes do Music e Premium incluindo usuários em período de teste", revelou Mohan em um artigo publicado no blog oficial da empresa com suas perspectivas para 2024 e as quatro grandes apostas do YouTube para o ano. 

O CEO abre o texto dizendo que desde o primeiro envio do YouTube, a plataforma se firmou como uma nova forma de contar histórias. Incentivando a criatividade, decidiu dividir a receita com os criadores. "Desde então, o crescimento da economia dos criadores foi incrível. No ano passado, alcançamos um recorde no número de pessoas criando conteúdo no YouTube e atingimos um novo marco. Hoje, mais de 3 milhões de canais fazem parte do Programa de Parcerias do YouTube (YPP), que oferece aos criadores maneiras de ganhar dinheiro no YouTube. O YPP pagou mais do que qualquer outra plataforma de monetização para criadores: destinamos mais de US$ 70 bilhões a criadores, artistas e empresas de mídia nos últimos três anos". 

Inteligência Artificial para capacitar a criatividade humana 

Para ele, uma das grandes apostas para o ano é que a IA vai empoderar a criatividade humana. "Estamos abordando os avanços da IA com a mesma missão de quando lançamos o YouTube anos atrás. Queremos ajudar todo mundo a criar. A IA deve capacitar a criatividade humana, não substituí-la. Todas as pessoas precisam ter acesso às ferramentas de IA, que vão ultrapassar as barreiras da expressão criativa", defendeu. O CEO afirmou que o YouTube, ao mesmo tempo que garantirá que a IA esteja à serviço da criatividade, também desenvolverá proteções adequadas. 

Recentemente, o YouTube anunciou novos testes com IA – como a "Tela Fantástica", recurso que dá a qualquer pessoa a capacidade de criar planos de fundo gerados por IA para o YouTube Shorts. No ano passado, a plataforma compartilhou a ferramenta "Música dos Sonhos", que explora as possibilidades da IA na música em colaboração com parceiros. 

Nesse sentido, o CEO ainda falou sobre os Shorts, que ele definiu como "uma ótima porta para qualquer pessoa começar". E adiantou: "A inovação da IA tornará possível que ainda mais pessoas criem". Os Shorts recebem em média mais de 70 bilhões de visualizações diárias, e o número de canais que enviam Shorts cresce 50% ano a ano. 

Valorização dos criadores de conteúdo 

Para Mohan, os criadores devem ser reconhecidos como estúdios de última geração – e essa é sua segunda aposta para o ano que começou. Segundo o CEO, os criadores estão redefinindo o futuro da indústria do entretenimento com narrativas de alto nível, que não podem ser classificadas simplesmente como "conteúdo gerado pelo usuário". 

A partir desta ideia, ele expôs algumas ações que o YouTube tem adotado para diversificar as formas de gerar receita na plataforma. Por exemplo: os espectadores apoiam diretamente seus criadores favoritos usando os recursos de financiamento por fãs, como os Clubes dos canais. "Os números de criadores que usam os Clubes dos canais aumentou mais de 50% no passado, e os criadores estão percebendo o impacto do financiamento por fãs", contou. "Este ano, vamos mostrar aos legisladores e parceiros de todo o setor o valor econômico e de entretenimento dos criadores. Ser criador é um trabalho de tempo integral com um público internacional, mas a maioria dos governos não contabiliza essa profissão nos seus dados trabalhistas. Acreditamos que os criadores devem ser reconhecidos pelo seu trabalho", completou. 

Proteção à economia dos criadores 

Por fim, o CEO afirmou que proteger a economia dos criadores é fundamental. "À medida que trabalhamos em todas essas prioridades, nosso compromisso número um continua sendo proteger de forma responsável a comunidade do YouTube. Proteger a economia dos criadores é fundamental para tudo o que fazemos e é bom para os negócios", pontuou. 

Dentro disso, ele mencionou a importância de criar uma experiência online saudável para as crianças – os produtos para jovens da plataforma alcançam mais de 100 milhões de espectadores ativos todos os meses – e falou ainda sobre a responsabilidade de conectar pessoas com informações de alta qualidade. "Isso é mais importante do que nunca, conforme eleições acontecem em todo o mundo. Queremos garantir que, quando as pessoas procurarem notícias eleitorais no YouTube, fontes confiáveis tenham destaque nas pesquisas e recomendações", declarou. "Evoluímos e nos adaptamos rapidamente quando surgem novos desafios, e vamos fazer isso novamente à medida que a IA generativa possibilita a criação de deepfakes mais sofisticados e levanta novas questões. Todas as nossas políticas atuais se aplicam ao conteúdo gerado sinteticamente, mas também vamos adicionar novas camadas de transparência e proteções", adiantou. 

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