Fox ameaça deixar a TV aberta para ser remunerada por seu conteúdo

Chase Carey, presidente e CEO da News Corporation, foi um dos convidados da abertura do NAB Show, que acontece nesta semana em Las Vegas. Carey falou dos desafios para a Fox e o setor de radiodifusão no futuro próximo. Foi destaque em sua participação a preocupação com a remuneração pela redistribuição dos conteúdos do sinal da TV aberta. Há nos Estados Unidos um projeto de lei para abolir o retransmission consent. Trata-se de uma regra local que permite que os radiodifusores cobrem para que operadoras de cabo incluam seus sinais no line-up. “Algumas entidades estão tentando mudar isso (o retransmission consent ). Nós temos a melhor programação e precisamos ser remunerados por isso”, disse Carey. Discussão semelhante deve começar a acontecer no Brasil quando as emissoras de TV aberta desligarem seus sinais analógicos, em 2015. A partir desse ponto, as operadoras de TV paga não mais terão a regra do must-carry a seu favor, e as retransmissões passam para o campo da livre negociação.

O principal executivo da News Corp falou ainda sobre o Aereo. Trata-se de um serviço disponível em Nova York que encontrou um forma de contornar o retransmission consent. O serviço, disponível online e apenas com os sinais abertos locais, ao invés de reempacotar para toda a base o sinal captado do ar, criou um sistema baseado em um receptor de TV digital para cada assinante, equipado com micro-antenas. Desta forma, cada assinante recebe um stream único, diretamente de seu receptor. Em primeira instância, a justiça dos Estados Unidos decidiu que o serviço não faz reempacotamento do sinal de TV aberta. Ainda cabe recurso. “O Aereo está roubando o nosso sinal”, disse Carey, categoricamente. Segundo ele, se a Fox não encontrar uma forma judicial de resolver a questão, vai adotar uma solução mercadológica, abandonando a TV aberta e gratuita. “Não é algo que gostaríamos de fazer, mas se necessário, vamos mudar nosso modelo de negócios para serviço por assinatura para proteger o nosso conteúdo”, disse.

Novo membro

A Fox voltou a ser membro da NAB, principal associação de radiodifusores dos Estados Unidos. Trata-se uma filiação importante à associação, que já tinha as emissoras afiliadas à rede da News Corp. A NAB, é importante destacar, frequentemente atua na defesa dos interesses e direitos de seus associados contra as grandes cabeças de rede. A gestão anterior da NAB chegou a sugerir que os grandes grupos de mídia pagassem às emissoras afiliadas parte do valor arrecadado com o licenciamento de personagens e marcas que são veiculados em rede nacional. Desta forma, por exemplo, a Disney teria que repartir as receitas obtidas com o personagem Mickey Mouse com todas as emissoras afiliadas, uma vez que elas ajudaram na popularização do personagem. A afiliação da Fox aponta um período de harmonia entre os grandes conglomerados e os grupos regionais de mídia.

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