Após crescer 755% em acessos em 2020, site Filmelier apresenta nova marca e identidade

O Filmelier, portal de filmes online que reúne informações sobre títulos e plataformas e onde eles estão disponíveis, comemora os bons resultados de 2020 e anuncia uma nova fase. Após se posicionar como um guia do entretenimento durante o isolamento social trazido pela pandemia, o site cresceu 755% em acessos somente neste ano, e durante os sete primeiros meses, o portal deu origem a uma audiência com 2,65 milhões de acessos a filmes nas plataformas de video on demand.

Os números, claro, acompanham o crescimento geral que as plataformas de streaming tiveram no período, uma vez que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e, por isso, conheceram novos serviços e consumiram ainda mais conteúdo dentro daqueles com os quais já eram familizarizadas. Mas para Fabio Lima, diretor executivo da Sofá Digital (agregadora de conteúdos e dados para o VoD que é a Publisher do Filmelier), o crescimento do meio seguirá forte mesmo após a flexibilização da quarentena e a reabertura dos cinemas. "A chegada do PVOD, o Premium VoD, com encurtamento das janelas dos cinemas, reforçará esse movimento. O esforço de comunicação ampliado para que o ROI dos filmes aconteça na combinação destas janelas será benéfico para todos", aponta Lima em entrevista exclusiva para TELA VIVA.


Fabio Lima, diretor executivo da Sofá Digital

Para marcar a conquista e continuar expandindo o projeto, o portal apresenta a partir desta terça-feira, dia 8 de setembro, um novo posicionamento de marca, com nova identidade visual. Antes conhecido como Filmmelier – com duas letras "M", inspirado no conceito de sommelier – ele passa a adotar a grafia Filmelier, com apenas um "M", com o objetivo de simplificar o nome da marca. Além disso, o portal lança um novo logo, que acompanha a mudança. O diretor da Sofá Digital conta que, após um lançamento do Filmelier em 2017, em uma versão que se assemelhava a um blog, eles decidiram, em 2019, "levar o serviço para frente", e então contrataram uma equipe interna de desenvolvimento e UX, além de uma consultoria da Growth Hacking, que contribuiu com pesquisas – a partir daí, surgiram insights importantes, que impulsionaram as mudanças que o público está vendo agora. "Percebemos, por exemplo, que deveríamos ser mais do que um serviço de recomendação, então o expandimos para um portal de filmes online", comenta.

Atuando no Brasil e no México e já planejando as próximas expansões, o Filmelier registra uma taxa de crescimento constante desde 2019. Nos últimos meses, mesmo com toda a equipe trabalhando em home office, o site seguiu investindo em melhorias na navegação do usuário e na velocidade de carregamento das páginas. Outra novidade foi a implementação de um visual "dark", melhorando a experiência na hora de buscar um filme no escuro da sala de estar. Como resultado, o portal recebeu 15,2 milhões de usuários entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2020, um crescimento de 690% em relação ao mesmo período de 2019. O Filmelier ainda gerou 540 mil acessos aos filmes nas plataformas de streaming por assinatura, como Netflix, Amazon Prime e Telecine; No caso do TVOD, isto é, serviços de aluguel ou compra, com plataformas como Apple, YouTube e Google Play, os usuários foram levados 3,1 milhões de vezes ao check-out. Dos cerca de 4 mil filmes assistidos, analisados e comentados pelo time do Filmelier, todos disponíveis legalmente no Brasil e no México, 90% teve algum clique para as plataformas.

Lima conta que antes da pandemia o time do Filmelier tinha uma extensa lista de novas funcionalidades para desenvolver – mas, agora, graças ao enorme volume de dados que receberam desde o início do período de quarentena, o grande foco passou a ser a leitura correta desses dados. "Entender esta nova jornada do consumidor de filmes será fundamental para o desenvolvimento da indústria", declara. "Também já estamos preparados para exibir a programação de cinemas quando eles voltarem e será interessante ver como este movimento acontecerá. O Filmelier será um aliado inteligente de estúdios e distribuidores independentes no pós-pandemia", acredita.

Guia de filmes online

O Filmelier possui uma seleção de mais de 4 mil filmes assistidos, analisados e comentados e disponíveis legalmente nas plataformas de streaming onde atua. O trailer e informações básicas como elenco, ficha técnica, duração e ano de lançamento somam-se a avaliações de sites especializados para cada título, como Rotten Tomatoes e IMDb, e aos comentários da equipe de cinéfilos do portal. Uma das principais informações que ele oferece é a lista de plataformas de streaming em que cada filme está disponível, seja por meio de assinatura mensal, seja para aluguel ou compra. Ao final de cada ficha, o portal ainda sugere títulos relacionados. É possível também buscar filmes por meio de listas, que agrupam títulos por diversos critérios, como gênero, estilo, elenco e data de lançamento em cada plataforma. Por fim, há uma busca avançada, que permite encontrar títulos a partir de termos pré-definidos, gêneros, premiações e festivais; ou de forma livre, a partir do título, diretor ou ator/atriz que o usuário digitar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui