Spray Content se consolida na produção para TV com indicações no GP do Cinema Brasileiro

Erika (Letícia Sabatella) ajuda Adriano (Rodrigo Lombardi) a desvendar um terrível esquema, em 'Carcereiros'

A Spray Content é uma das finalistas do 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais, nas categorias "Melhor série documental para TV paga/ OTT", com a segunda temporada da série "Quebrando o Tabu" (GNT), e "Melhor série de ficção para TV aberta", com a segunda temporada de "Carcereiros" (Globo). Concorrem nas mesmas categorias as séries documentais "#OFUTUROÉFEMININO" (Base 1 Filmes), "O Despertar" (Grifa Filmes), Bandidos na TV" (Viva Filmes e Terra Vermelha) e "Diálogo Sobre o Cinema" (Prana Filmes); e as ficções para a televisão "Cine Holliúdy" (Gullane), "Elis – Viver é melhor que sonhar" (Bravura Cinematográfica), "Segunda Chamada" (O2 Filmes) e "Sob Pressão" (Conspiração), respectivamente.

Sem a tradicional festa de cerimônia, o Grande Prêmio acontece como uma maneira de resistir e celebrar a diversidade da indústria. O evento, realizado de forma online, será transmitido ao vivo pela TV Cultura no dia 10 de outubro. Os finalistas concorrem em 32 categorias e as votações estão dedicadas aos sócios da Academia. Em breve, será aberta ainda uma votação online popular, para que o público eleja seu filme favorito entre 15 longas brasileiros finalistas de ficção e documentário.

Em abril deste ano, "Quebrando o Tabu", agora com episódios da segunda temporada, já havia sido premiada no New York TV & Film Awards pelo segundo ano consecutivo. "Receber o prêmio foi muito gratificante e um sinal de que estamos no caminho certo. Adaptar o conteúdo que já era conhecido e bem-sucedido nas redes do Quebrando o Tabu para uma série de TV era um grande desafio", comenta Andrea Giusti, head de entretenimento da Spray Content, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. "Foi um cross muito rico e interessante entre as audiências. O público do GNT passou a conhecer e consumir os conteúdos do Quebrando o Tabu, enquanto as mídias digitais do GNT passaram a ser consumidas pelo público que acompanhava as redes do Quebrando", completa.


Andrea Giusti, head de entretenimento da Spray Content

Tanto "Quebrando o Tabu" quanto "Carcereiros", que também está entre as indicações do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, além de "Eleitas – Mulheres na Política", projeto da Spray em parceria com o Instituto Update, Maria Farinha Filmes e Quebrando o Tabu, trazem à tona temas relevantes e contemporâneos, que se ligam diretamente a questões sociais. Giusti diz que não é coincidência: "Todos os projetos que escolhemos produzir são relevantes, idealizados com o intuito de promover reflexão e gerar diálogo em torno dessas questões sociais. No momento em que juntamos todo o nosso portfólio e pensamos na nossa identidade, entendemos que esse era nosso DNA. Posso dizer que hoje essa é nossa estratégia para a seleção e curadoria de projetos – queremos que eles tenham sempre uma mensagem para a sociedade e prezem pelo entretenimento, o que é fundamental para que essa mensagem seja transmitida".

Durante a pandemia, a Spray Content continuou produzindo originais. Em abril, a produtora estreou no YouTube "Vai Pra Cima, Fred", com a NWB. Finalizada e lançada durante a quarentena, a série ultrapassou a marca de cinco milhões de visualizações por episódio. A head de entretenimento da produtora conta que o projeto já havia sido filmado antes da quarentena, mas que havia um complexo trabalho de pós-produção e lançamento pela frente – e que deu certo. "Como os executivos e criativos do Youtube ficam muito próximos da produção e grande parte do time está baseada em Los Angeles, nossas reuniões de trabalho, apesar de frequentes, já eram online. Ou seja, ao adaptarmos a nossa dinâmica de pós-produção como também ajustarmos quais seriam as ações de lançamento de acordo com o novo cenário, tudo fluiu muito bem", explica.

No final de julho, foi a vez de "Eleitas – Mulheres na Política" ir para o ar, também após um processo de pós-produção realizado remotamente. "Como tinha muita gente envolvida no projeto, criamos alguns grupos de trabalho. No fim, eu diria que tanto conteúdos factuais quanto documentais, ou mesmo formatos mais curtos, se adaptam com mais facilidade a produções remotas do que longas e séries de ficção. O mundo mudou e a nossa forma de consumir conteúdo também", reflete.

Todos esses projetos em destaque no portfólio da Spray Content – como "Quebrando o Tabu", "Carcereiros" e "Eleitas" – são resultado de trabalhos em parcerias e/ou coproduções, o que é bem vindo na produtora. "Sempre fomos muito abertos a coproduções pois acreditamos nessa soma de expertises. Buscamos no mercado parceiros e colaboradores mais indicados para cada projeto – é por meio de equipes diversas que o resultado do conteúdo é levado a outro patamar", pontua Giusti. "Além disso, a Spray Content sempre terá a missão de desenvolver e produzir produtos de entretenimento que tenham sinergia com os demais núcleos da Spray Media, como aconteceu com as séries do Quebrando o Tabu para a GNT e com o '#VaiparacimaFred' para o Youtube Original. Dessa forma, conseguimos realizar entregas 360: além de prezarmos pela excelência de produção como produtora independente, temos o diferencial de promover cross com as audiências dos nossos canais proprietários, o que nos possibilita testar formatos e fazer análise de performance na criação de novas propriedades intelectuais", conclui.

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