"Marulhada", série de animação infantil do projeto "Ilhas do Rio", estreia no Canal Futura 

Série de animação "Marulhada" estreia no Canal Futura (Foto: Reprodução)

Depois de lançar dois episódios pela internet, a série animada "Marulhada" chega à TV, para todo o país, através do Canal Futura e, também, para assinantes do Globoplay. Desenvolvida pelo Projeto "Ilhas do Rio" como ferramenta de conscientização ambiental infantil, a animação será exibida a partir de janeiro de 2023, trazendo mais dois episódios inéditos que contam as aventuras da baleia Ju e seus amigos em busca de um lugar ideal para todos. No trajeto, eles descobrem curiosidades sobre a vida no oceano e o impacto ambiental causado pelos humanos.

Roteirizada por Gabriella Mancinni e dirigida por Felipe Grosso, do estúdio de animação Cabong, a série, composta por quatro episódios (de aproximadamente três minutos cada), contou com a colaboração de importantes pesquisadores e educadores ambientais na criação e revisão de seu conteúdo. "Foi bastante desafiador produzir uma série de animação com tanta informação sobre o ambiente marinho de uma maneira fluida e compreensível para as crianças", afirma a Dra. Aline Aguiar, responsável técnica pelo Projeto "Ilhas do Rio" e idealizadora da série de animação. "Os diálogos dos personagens, os cenários, e até as piadas foram pensados de maneira a passar informações sobre o nosso oceano", revela. A série já vem sendo utilizada em algumas escolas, inclusive no exterior, já que os episódios contam com tradução em libras, audiodescrição e legendas em português e inglês.

"Marulhada", conta a história da baleia Ju, a protagonista adolescente que faz sua primeira viagem sem a mãe, saindo da região subantártica à procura de um lugar mais quente e de outras jubartes. Ela conta com a companhia de seus melhores amigos: a polvo ranzinza e genial Mol, que encontra defeito em todos os lugares; o medroso cavalo-marinho Marinho, que não acha nenhum local seguro, pois morre de medo de ser extinto; e o Fraga, uma fragata apaixonada pelas Ilhas Cagarras. Ao longo do trajeto, a turma passa por aventuras trazendo informações sobre conservação marinha de forma divertida. Além do desenho, também foram usadas imagens reais, capturadas por cinegrafistas profissionais ao longo da costa brasileira e do mundo. 

Uso em sala de aula 

A animação faz parte do material produzido para as atividades de educação ambiental e de comunicação do Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro sob curadoria técnica do WWF-Brasil, e conta com os mantenedores Associação IEP e JGP, e patrocínio master Credit Suisse. Para auxiliar os professores que a utilizam em sala de aula, o projeto também disponibiliza gratuitamente o Guia Didático Marulhada, que traz sugestões de atividades multidisciplinares sobre os temas abordados na série como uma ferramenta de ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui