Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Oficina gratuita de roteiro está com inscrições abertas

Oficina gratuita de roteiro está com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 17 de fevereiro as inscrições para a oficina de roteiro cinematográfico “Dos filmes que ainda não fizemos”. O objetivo é atrair pessoas, a partir de 16 anos, interessadas na escrita para o cinema. A intenção da oficina é acolher toda a diversidade presente na Bahia e oportunizar aos territórios de identidade baianos mais uma possibilidade de pensar e agir no campo do cinema e da literatura. As oficinas propõe diversos processos criativos e serão realizadas online entre os dias 20 de fevereiro e 7 de março. 

Após os encontros virtuais, os participantes terão direito a mais dois encontros com consultores, que darão orientações para a finalização dos roteiros ou dos argumentos desenvolvidos. Entre eles, estão Rober Corrêa, coordenador da oficina, e o cineasta baiano Henrique Dantas. Pelo menos seis textos trabalhados durante a oficina serão publicados em livro. 

Trata-se de uma oficina de criação de roteiro audiovisual online. A intenção é explorar o potencial literário do roteiro de cinema, desenvolver técnicas e exercício de criação de roteiro de curta-metragem como peça literária e publicar um livro. “Fazer um filme é muito caro, por isso a vertente literária do roteiro é um bom recurso de poder captar o imaginário de diversos lugares-tempos”, avalia Corrêa. 

Serão quatro encontros teórico-práticos online, que irão abordar as especificidades do roteiro cinematográfico e seu potencial literário, além de dois encontros sobre editoração de livros – da concepção ao lançamento. 

“Esta ação tem foco na questão étnica e racial, além do aspecto de gênero, pois metade das vagas são garantidas aos afrodescendentes e indígenas e outros 20% serão garantidas à população LGBTQ+”, explica Carolina Gomes, jornalista e proponente do projeto através da Coletivo QU4TRO Comunicação.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile