Debate no Canadá mostra caminhos da programação infantil

O Kids and Animation Day, série de painéis e reuniões dedicados ao segmento infantil e de animação, do Banff World Television Festival, reuniu uma série de representantes de canais para explicar aos produtores o que procuram. O destaque ficou para Robert Sorcher, chief content officer do Cartoon Network nos Estados Unidos, que falou sobre a mudança pela qual o canal está passando no país.
Segundo Sorcher, o Cartoon Network está passando por uma reformulação para se tornar mais contemporâneo. Na lista de mudanças está o lançamento de um bloco de realities este mês, o aumento do número de programas live action e novos tipos de animação. "Precisamos de mais texturas e novas vozes no ar", diz o executivo, que também apontou a necessidade de produzir sob novos modelos de negócio, que deixem os produtos mais baratos.
Ele conta ainda que para o primetime, os produtos serão feitos pensando em um público um pouco mais velho (já que o foco do canal são crianças, em especial meninos, de seis a 11 anos).
Sorcher diz que para outros países, como o Brasil, que têm feed exclusivo, a decisão cabe à Turner América Latina. Porém, lembra que aos poucos os outros países tendem a adotar algumas mudanças implementadas no canal dos Estados Unidos.
Além do Cartoon, outras empresas apresentaram seus canais aos produtores de conteúdo infantil em Banff: Disney, Corus Entertainment e Nickelodeon.
Tendências
Já os participantes do painel "Anatomia de uma propriedade infantil de sucesso", que aconteceu durante o Kids and Animation Day, concluiram que o principal elemento para que uma produção para o mercado infantil tenha sucesso é conhecer quem é o seu público-alvo.
A executiva Pamela Westman, responsável pela América na inglesa HIT Entertainment, diz que é importante conhecer quem é o seu público-alvo antes de levar o projeto para os canais, que podem acabar determinando um grupo etário errado para a série e colocá-la na faixa errada de programação. "Se eles errarem, você nunca vai alcançar o sucesso. Por isso, conheça seu público e faça pesquisa para saber o que eles querem".
Joan Lambur, da Breakthough Films & Television, uma das responsáveis pela distribuição da série de sucesso "Teletubbies" no Canadá, conta que houve uma larga pesquisa antes do lançamento do show, para testar aquilo que era bom para o público e o que não era. "Embora não fosse possível perguntar para os bebês o que achavam, os produtores filmaram essas crianças assistindo à série e a sua reação", conta.
Ela lembra, porém, que o item principal para emplacar uma série de sucesso é acreditar no produto que se oferece, mesmo que ele não esteja em fase avançada. "Não se intimide com esse papo de fazer pesquisa, fazer um programa multimídia. Encontre parceiros, acredite na sua história e fique atento para uma experiência colaborativa", conclui.

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