Número de lares com TV cresce, mas abaixo do aumento no contingente de domicílios

Os dados divulgados nesta quinta, 9, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostra uma leve queda no percentual de domicílios com televisão País e permite fazer um balanço do status das formas de acesso ao conteúdo televisivo. Os dados são referentes ao ano de 2022. No período de um ano, o número de domicílios com TV no país subiu de 69,6 milhões para 71,5 milhões. No entanto, a proporção de domicílios com TV recuou de 95,5% para 94,4%. Isso ocorreu em todas as regiões e a maior redução foi no Norte: de 90,7% em 2021 para 89,9% em 2022. A tendência de aumento no contingente e de queda no percentual dos domicílios com televisão ocorre, vale destacar, em toda a série histórica da pesquisa.

A penetração da TV aberta no ano passado foi de 91,6% dos domicílios com TV no país, totalizando 65,5 milhões de domicílios com recepção de sinal gratuito analógico ou digital. Em quase um quarto dos domicílios com TV (23,5%) havia antena parabólica, digital ou analógica, com sinal aberto. Nas áreas rurais, esse percentual chegava a 54,8% e nas áreas urbanas, a 19,2%.

Um percentual substancial de lares com TV – 16,0%, ou 16,8 milhões – ainda recebia sinais de TV pela antena parabólica analógica, contra apenas 8,3%, ou 5,9 milhões de lares, com parabólica digital de sinal aberto. No entanto, a porção que dependia exclusivamente da parabólica analógica para receber os sinais de TV já caminhava para a extinção de tal meio de difusão: apenas 1,3% dos domicílios com TV, ou 911 mil dele, somente recebiam sinal via parabólica analógica.

Focando nas zonas rurais, onde o sinal da TV aberta tradicional é de mais difícil acesso, nota-se uma concentração maior de lares que dependem da parabólica para ter acesso ao conteúdo nas regiões Norte e Nordeste, conforme ilustra tabela acima. No entanto, mesmo na zona rural da região Sul, onde se verifica a menor dependência da recepção satelital, quase 40% dos lares com TV estão equipados com parabólicas.

Tipo de tela

O rendimento médio nos lares sem televisão em 2022 foi quase 40% menor do que nos domicílios com TV: R$ 1.061 e R$ 1.740, respectivamente.

A grande maioria dos lares com TV estão equipados apenas com telas finas, seguindo a tendência histórica, conforme mostra o gráfico ao lado. Apenas 12,1% ainda contam com telas de tubo, mas apenas 2,9% dos lares com TV estão equipados apenas com este tipo de tela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui