Canal Demais, produtora independente brasileira, emplaca webséries de baixo orçamento no Prime Video internacional

A Canal Demais, produtora independente de webséries de Mariana Lewis e sua família, começou a atuar no mercado audiovisual em 2016, produzindo "O Encanto da Sereia", uma das séries teens mais longevas do país – são 500 episódios. A produção conta com Mariana no protagonismo, quando tinha apenas 11 anos – hoje, com 16, ela já tem cinco prêmios por atuação. Na ocasião, o produto rendeu seu primeiro prêmio, de "Incentivo à produção digital", no Rio Webfest – maior festival do gênero no mundo. "Nós começamos filmando histórias simples com um celular. Eu sempre adorei atuar e nós fazíamos séries curtas, que eram quase brincadeira. Eu brincava de atuar e acho que, com o tempo, fui aprendendo o que dava certo e o que não ficava bom", contou Mariana Lewis em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

De lá pra cá, foram 12 webséries, e a produtora já emplacou cinco produções no catálogo internacional do Amazon Prime Video. Os títulos disponíveis no streaming são: "Macbeth – O Rei do Morro", "Leme in Love", "Toda Mulher tem um Q de Monalisa", "Changes" e "Doctor Faustus" – as duas últimas foram gravadas inteiramente em inglês, e "Doctor Faustus" ainda marca a estreia de Mariana Lewis na direção artística, além do protagonismo. "Em quase todas as séries que fizemos tentamos trabalhar em equipe, então todos os atores vinham com palpites e ideias. Com isto, a função do ator acaba se misturando com a função do diretor. Depois de fazer algumas séries acabei aprendendo sobre planejamento, logística, organização de cronograma de cenas, áudio, escolha das lentes, ângulos de filmagem e iluminação. Acho que abraçar a responsabilidade de dirigir um projeto foi uma consequência natural desta trajetória", analisou Lewis. 

Desde 2019, a família vive em Canterbury (Inglaterra), terra natal de Quentin Lewis – diretor do Canal Demais e pai de Mariana -, e tem desenvolvido conteúdos voltados tanto para os jovens brasileiros quanto para ingleses. Visando uma aproximação com o público, algumas produções unem ficção à vida real de Mariana, como em "Leme in Love", que conta a história de sua personagem voltando ao Brasil e percebendo que tudo mudou, ou então "Changes", que mostra as dificuldades que a jovem sentiu ao se mudar para o exterior e para um local completamente novo. 

Outra fonte de inspiração para as webséries do Canal Demais são clássicos da literatura e do teatro, que ganham uma linguagem mais atual. "Macbeth – O Rei do Morro" revisita a famosa tragédia de Shakespeare, ambientando a história nas comunidades do Rio de Janeiro. Já "Doctor Faustus" traz um novo olhar para a peça de Christopher Marlowe, tem cenas gravadas em locais por onde o próprio Marlowe passou e usa elementos de produções mais atuais. 

Por ser uma produtora independente, os orçamentos investidos nas webséries são baixos. "Doctor Faustus", por exemplo, foi feita com um orçamento de apenas R$ 2 mil reais – ainda assim, o projeto conseguiu grandes feitos, como gravar cenas na Catedral de Canterbury (a cidade onde a família vive e Mariana Lewis estuda Artes Dramáticas). 

Mercado internacional 

Os dois países que mais assistem os seriados no Prime Video são o Reino Unido e os Estados Unidos, respectivamente. Quentin conta que já estão pensando em inserir as séries para o catálogo brasileiro, mas que até lá os espectadores podem acompanhá-los pelo canal do YouTube

"Como estou morando e estudando no Reino Unido, fomos obrigados a produzir em inglês. Os atores com quem estamos trabalhando não falam português. E eu adorei o desafio de atuar em inglês e estou gostando do resultado", disse a atriz e diretora.  Sobre o contato com a Amazon, ela relembra: "Apresentamos as séries pela plataforma online e elas foram aceitas. Fiquei muito feliz com o primeiro mês de audiência da série 'Doctor Faustus', que já atingiu 400 mil minutos de visualizações em novembro". 

Prêmios e indicações 

O Canal Demais recebeu indicações a três categorias do Rio Webfest, maior festival do gênero no mundo. A produtora concorre a Melhor Animação com "As Aventuras do Zé", Melhor Teatro filmado com "Macbeth" e Melhor Fotografia com "Changes". A última já levou esse ano o prêmio de Melhor Drama no coreano Seoul Webfest e Melhor Cinematografia no Apulia Webfest, da Itália.

Na última semana, a produtora ainda foi indicada em 13 categorias no Asia Web Awards – entre elas, as indicações de Melhor Atriz e Melhor Diretora para Mariana Lewis, por "Doctor Faustus". 

"Estou tão feliz com as indicações no Asia Web Awards! Eu estou ciente que nossas produções são de baixíssimo orçamento, são pequenos projetos amadores produzidos num ambiente familiar. É um processo que dá muito trabalho e não gera retorno financeiro. Eu faço porque adoro atuar, criar e contar histórias. O reconhecimento que vem do Asia Web Awards por essas indicações nos incentiva a continuar produzindo e abraçando novos desafios", comemora Lewis. 

Próximos planos 

A produtora independente já tem novos projetos para o futuro. Em uma viagem recente para as Maldivas, a família rodou cenas para uma nova websérie, uma comédia romântica. A produção também terá cenas em Canterbury e no Rio de Janeiro, já que eles passarão uma temporada no Brasil.

Já o projeto pessoal da jovem para 2022 é conseguir entrar para uma Drama School em Londres. "Estou ciente que, com isso, nossas produções vão ficar em segundo plano. Mas mesmo assim temos três roteiros lindos prontos para produção: uma comédia romântica no estilo 'Leme in Love', um vídeo-poema do poeta romântico Keats e um filme 'take único' inspirado no filme alemão 'Victoria', de 2015. Assim que tivermos um tempo livre, vamos gravar", conclui. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui