Tem início nesta quarta-feira, 11 de maio, o 1º Festival Internacional de Cinema de Goiânia

O 1º Festival Internacional de Cinema de Goiânia – Goiânia International Film Festival – I GIFF tem início nesta quarta-feira, dia 11 de maio, e segue até sábado, 14. Com o tema "Cinema e Conexões", o evento exibe obras de maneira online e gratuita, pela plataforma InnSaei.TV. A abertura do festival está marcada para às 20h desta quarta, 11, com o documentário "Primavera Púrpura", de Silvana Beline. A estreia será ao vivo, também com transmissão pelo canal no YouTube do Festival. Os demais filmes selecionados ficam disponíveis do dia 12 a 14 de maio, na plataforma de streaming.

Ao todo, serão apresentados 27 filmes de diferentes partes do Brasil e do mundo. A curadoria ficou a cargo de Gustavo Vinagre, Vanessa Goveia, Raphael Gustavo da Silva e Flavia Candida, que escolheram obras para quatro diferentes mostras. São elas: Mostra Ruptura, com seleção de filmes que buscam romper com o cinema hegemônico comercial em sua estética e narrativa, inovando e dialogando com a contemporaneidade; Mostra Origens, que apresenta exclusivamente obras goianas que se arriscam nos mais variados gêneros, sem medo de mostrar um novo olhar e trata da historicidade e cultura do povo goiano; Mostra Infantil, destinada ao cinema com sensibilidade para tratar temáticas destinadas a crianças e adolescentes; e Mostra Acessibilidade,  composta por curtas com closed caption, libras e audiodescrição. 

Na programação do festival, está ainda a oficina "Introdução à Direção de Arte para Cinema", ministrada por Carol Breviglieri, que terá por objetivo dialogar sobre a conceitualização do filme a partir do desenrolar do processo criativo desde a chegada do roteiro.

Para o realizador do festival, o goiano Cássio Domingos (foto), a mostra tem por objetivo contribuir com o fortalecimento da cultura de cinema no Brasil,  bem como conectar a cinematografia goiana e brasileira com o mundo: "No lugar de um cinema meramente como entretenimento, entra em cena a valorização da diversidade cultural dos povos da América Latina e do mundo e as potentes conexões que a integração é capaz de promover". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui