Nos 20 anos do 11 de setembro, série original Globoplay mostra o impacto mundial dos atentados

No dia 11 de setembro de 2003, o maior ataque terrorista de todos os tempos vitimou quase três mil pessoas e feriu outras nove mil no coração de Nova York. Duas décadas depois, as consequências do atentado ainda têm reflexos nos Estados Unidos e no resto do mundo, como mostra "Retratos de uma Guerra Sem Fim", nova série documental original do Globoplay. 

Em quatro episódios, o repórter Marcos Uchôa mostra os cenários no mundo antes e depois dos atentados, as guerras originadas e suas repercussões, que chegam até o noticiário atual, com a crise no Afeganistão. Para contar essa história, o jornalista passa por países como Paquistão, Iraque, Irã, Síria e Líbano, além dos Estados Unidos. "Retratos de uma Guerra Sem Fim" estará disponível no Globoplay a partir de sábado, dia 11, inclusive para não assinantes. A GloboNews exibe o primeiro episódio no domingo, dia 12, às 23h. 

Com o olhar de quem viu de perto as consequências de duas décadas de guerra, as quedas de governos e os impactos na economia mundial, o documentário relata como começaram as ameaças do grupo extremista Talibã aos EUA, relembra detalhes do dia do ataque e o início da Primavera Árabe, que culminou em uma série de revoltas populares em mais de dez países no Oriente Médio. Marcos Uchôa revisita suas viagens aos locais, em especial à Tunísia, berço das revoluções que se espalharam pelas nações vizinhas. "Retratos de uma Guerra Sem Fim" também mostra como os moradores de Síria e Líbano, que sofreram com as guerras do passado, se agarram à fé para sonhar com um futuro melhor.

Acostumado a participar das coberturas dos mais variados assuntos, de Jogos Olímpicos e Copas do Mundo e desastres naturais e guerras, Marcos Uchôa viu o mundo se transformar com os próprios olhos em diferentes momentos. Por coincidência, ele estava em Nova York uma semana antes dos atentados, cobrindo a participação do tenista Gustavo Kuerten no US Open, um dos torneios de tênis mais importantes da temporada. "Esse projeto é um passeio por uma parte importante da minha carreira como repórter. Pude ver e aprender muito sobre sociedades, que embora tenham muitas coisas diferentes da nossa, têm também muitas semelhanças. É uma janela aberta de um pouquinho desse mundo dramático dos últimos 20 anos", diz Uchôa.

"Retratos de uma Guerra Sem Fim" é mais um documentário original do Globoplay. No catálogo da plataforma já estão títulos como "Em Nome de Deus", "Caso Evandro", "Marielle, o documentário", "Cercados", "voluntário ****1864 – quem são os anônimos da vacina?" e "Fênix: o voo de Davi". 

Cobertura especial 

Para marcar a semana em que os atentados de 11 de setembro completam 20 anos, o jornalismo da Globo preparou uma cobertura multiplataforma com matérias especiais, análises e debates na TV Globo, na GloboNews e no G1. Durante toda a semana, os telejornais da TV Globo acompanham as declaração de autoridades americanas e o evento em homenagem às vítimas. Com apresentação de Maria Beltrão, o mais recente episódio do podcast "As Histórias na GloboNews", já disponível no Globoplay, recebe Leila Sterenberg e Sandra Coutinho para falar sobre os bastidores do trabalho jornalístico dos repórteres que cobriram os ataques às Torres Gêmeas. 

No sábado, dia 11, os correspondentes Carolina Cimenti, Felipe Santana e Tiago Eltz farão entradas ao vivo na programação da GloboNews direto do "Ground Zero", onde foi construído um memorial em homenagem às mais de três mil pessoas que morreram na tragédia. O canal também exibe uma edição especial do "GloboNews Internacional", com apresentação de Guga Chacra, de Nova York, e Marcelo Lins, do Rio de Janeiro. O programa recebe Jorge Pontual, Edney Silvestre e Marcos Uchôa para falar sobre os desdobramentos do ataque na política americana e as consequências que as guerras trouxeram para os Estados Unidos, o Afeganistão e o restante do mundo. 

Por fim, o G1 terá reportagens especiais sobre os efeitos do ato terrorista em solo americano e o que aconteceu com a Al Qaeda nesses 20 anos. O conteúdo inclui vídeos que mostram o minuto a minuto dos ataques e uma arte apresentando como era o "Ground Zero" antes do atentado, logo depois e atualmente. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui