Série documental "Acende a Luz" aborda a sexualidade na terceira idade  

Série documental "Acende a Luz" (Foto: Divulgação)

"Acende a Luz" é uma série documental sobre sexualidade na terceira idade. Nascida do curta de mesmo nome lançado em 2020 – que teve mais de meio milhão de visualizações em sua estreia no UOL – ela aborda questões relacionadas à vida sexual de pessoas acima dos 60 anos. O projeto em cinco episódios tem exibições no GNT às segundas-feiras, às 23h30, e depois será disponibilizado no Globoplay. A criação e direção da série são de Paula Sacchetta e Renan Flumian e a produção é da bigBonsai. 

Os episódios trazem personagens reais que foram descobertos a partir de muita pesquisa. Buscando uma composição diversa de gênero, a partir do corte etário dos 60 anos, e morando em diferentes pontos do Brasil (de grandes metrópoles, como São Paulo e Rio, a cidades pequenas, como Luiziânia, no interior paulista e seus 4.500 habitantes), a equipe de produção viajou alguns milhares de quilômetros em busca de pessoas que se manifestassem a respeito desse assunto tabu, potencializado ainda mais pela idade.

"Quando a Paula Sacchetta e o Renan Flumian nos apresentaram o projeto do 'Acende a Luz', o interesse foi imediato: achamos o tema muito necessário, pertinente e ainda tão pouco explorado. Durante a fase de captação de recursos, chegamos a ouvir de uma grande plataforma de streaming que o assunto era muito tabu e, por isso, eles não entrariam. Felizmente encontramos a parceria ideal no canal GNT que, assim como nós, acredita na importância e beleza desse tema", revelou Deborah Osborn, produtora e sócia-fundadora da bigBonsai, para TELA VIVA.

O envelhecimento da população é uma realidade: o Brasil vê a base da sua pirâmide etária diminuindo (os mais novos) em contraposição ao topo dela (que representa os mais velhos), que tem se alargado. O número de idosos no país aumentou quase 40% entre 2012 e 2021, de acordo com dados do IBGE. Pessoas com 60 anos ou mais compõem hoje 14,7% da população e são, em números absolutos, 31,2 milhões de pessoas.

A série mergulha então no universo íntimo dos idosos, mostra corpos enrugados e com marcas do tempo sobre a pele e os convida a falar sobre a sexualidade. Aborda a vida a dois, liberdade, autoestima, prazer, padrões, mudanças físicas, menopausa e solidão ao longo dos episódios "Autoestima e prazer"; "Libertação feminina"; "Envelhecendo juntos"; "Além do corpo e do gênero"; "Octogenários e nonagenários fazem". 

O pacote gráfico é assinado pela artista plástica Marina Quintanilha, que usa na vinheta uma técnica mista de pintura e animação baseada em imagens dos personagens.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá gostei muito do assunto relacionado a série ,eu sou um jovem rapaz apaixonado por mulheres maduras ultimamente tenho ido nos forrós e me apaixonei por uma mulher bem mais velha ,queria que vcs relatassem uma história de homens mais novos com mulheres mais velhas.
    Hje estou com essa pessoa eu com 30 ela com 64 ,tudo muito lindo quando estamos juntos porém ela tem muito medo das reações da família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui