"Bem-Vinda, Violeta" é premiado como Melhor Filme no Festival de Austin

"Bem-Vinda, Violeta", longa-metragem dirigido por Fernando Fraiha e estrelado por Débora Falabella e Darío Grandinetti ("Fale com Ela", de Pedro Almodóvar) ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Austin 2022 (Austin Film Festival – AFF), no Texas, na última segunda-feira, dia 8 de novembro. Foram cinco mil filmes inscritos para participar da competição. Na trama, a escritora Ana (Falabella) vai até a Cordilheira dos Andes para participar de um laboratório literário onde Holden (Grandinetti) aplica um método intenso e não-convencional que, aos poucos, induz os escritores a abandonarem suas vidas e se transformarem em seus personagens.

O filme chegou ao Brasil no Festival do Rio 2022, na categoria "Première Brasil: Competitiva Longas – Ficção", e levou o prêmio de Melhor Ator para Darío Grandinetti. Em julho deste ano, na 25ª edição do Brooklyn Film Festival, em Nova York, Fraiha foi premiado com o Spirit Award na categoria Longa-Metragem de Ficção. 

Assista ao teaser: 


Desta forma, "Bem-Vinda, Violeta" já soma três prêmios em passagens por festivais, sendo um brasileiro e dois internacionais. O longa é inspirado no romance "Cordilheira", de Daniel Galera. Para o escritor, o filme traz um olhar diferenciado para a obra, assim como consegue transmitir as mensagens do livro. ""Bem-vinda, Violeta" é uma adaptação atenta às provocações do meu romance e ao mesmo tempo convicta de sua própria visão. A ideia de transformar a seita de autores portenhos que envolve a protagonista em uma residência de escrita na Patagônia é brilhante – se pudesse, mudaria isso no romance!", afirma Galera. 

Ele também destaca o detalhismo na ambientação do filme: "Do elenco à locação, tudo se encaixa para criar uma atmosfera sombria em torno dos desafios, idealismos e tensões de poder que podem fazer parte de um processo criativo. É um filme sóbrio e concentrado sobre os excessos e obsessões que transbordam das personagens. E o resultado é nada menos que fascinante". 

"Bem-Vinda, Violeta" foi filmado em Ushuaia, na Patagônia argentina, e tem produção da Biônica Filmes em parceria com RT Features e a argentina Le Tiro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui