O crescimento do mercado de streaming e TV conectada é atualmente uma tendência. De acordo com levantamento Nielsen, entre maio de 2021 e maio de 2022, o uso de streaming aumentou mais de 21% nos EUA, e representa quase um terço do tempo total de conteúdos consumidos na TV, entre transmissão aberta, a cabo e outros. Já em TV conectada, pesquisa da Nielsen aponta que 51% dos respondentes preferem consumir streaming na Smart TV e passam em média duas horas por dia nesta atividade.
Para orientar este mercado que cresce em importância, a Gracenote, o pilar de soluções de conteúdo da Nielsen, apresenta Distribution Dynamics e Program Availability Archive, novos conjuntos de dados que auxiliam produtores e compradores de conteúdo a otimizar estratégias de licenciamento e a aquisição de programas à medida que a audiência de TV cresce. As novas soluções de análise de conteúdo da Gracenote complementam as ofertas existentes no mercado. Esses datasets fornecem insights ao mercado de conteúdo sobre características de programação que impulsionam o consumo e a disponibilidade histórica, permitindo a tomada de decisões orientada por dados. A novidade foi anunciada em primeira mão para TELA VIVA.
"À medida que o negócio de streaming continua investindo enormemente na criação de conteúdo, estamos vendo a necessidade de novas métricas e insights para ajudar a orientar os esforços de monetização", disse Simon Adams, diretor de produtos da Gracenote. "As soluções de análise de conteúdo da Gracenote, incluindo nossos novos conjuntos de dados Distribution Dynamics e Program Availability Archive, atendem a essas necessidades, fornecendo aos proprietários e compradores dados e inteligência confiáveis para informar a tomada de decisões sobre suas estratégias de conteúdo", completou.
O mercado vivencia uma mudança de paradigma sobre como os produtores e compradores de conteúdo abordam as decisões de aquisição e distribuição de programas, além de desenvolvimento e licenciamento destes recursos. A nova mentalidade prioriza a compreensão de porque os espectadores se identificam com determinado conteúdo e o que impulsiona o engajamento. Clareza sobre as características do conteúdo que impulsionam a audiência e a compreensão do posicionamento histórico do conteúdo têm sido fundamentais para gerar o máximo valor com a programação no futuro.
Tecnologias Gracenote
Gracenote Distribution Dynamicsesclarece como os programas individuais de streaming e transmissão são consumidos, avaliando as seguintes características:
Potencial de visualização de maratona – Mede o número médio de episódios de programas de TV assistidos por dia para quantificar a propensão do espectador a consumir vários episódios seguidos;
Lealdade – Captura o número de minutos e a porcentagem de conteúdo disponível visualizado por mês para destacar a probabilidade de o espectador permanecer sintonizado em um programa;
Semelhança de programas – Identifica programas que se assemelham a outros programas com base em características temáticas semelhantes, audiências e desempenho histórico.
Com a inteligência destes novos datasets da Gracenote, os serviços e redes de streaming podem otimizar o gerenciamento de programação por meio da visibilidade de qual conteúdo é mais adequado para conquistar ou manter espectadores. Além disso, o Distribution Dynamics aponta quais públicos melhor se identificam com quais tipos de programação. Empresas de mídia e estúdios podem resolver os desafios de distribuição de conteúdo entendendo qual programação criar ou licenciar para maximizar a audiência. Estúdios, serviços de streaming e redes podem responder a questões de desenvolvimento de conteúdo identificando segmentos de audiência carentes.
O Program Availability Archive da Gracenote fornece visibilidade clara do posicionamento anterior de conteúdo em vários serviços de streaming para ajudar a informar futuras decisões de distribuição. As informações históricas, disponíveis nos últimos cinco anos, incluem:
Títulos de programas e episódios;
Identificadores de conteúdo (IDs) exclusivos da Gracenote;
Datas de exibição originais;
Datas de início e término da disponibilidade;
Números de temporadas e episódios.
Com o Program Availability Archive da Gracenote, criadores de conteúdo, licenciadores e compradores podem ver o agendamento de lançamento do programa, agrupamento, janelas e informações de remoção e desenvolver estratégias de conteúdo avançadas. Além disso, essas informações permitem recursos de análise de espaço em branco e comparações entre catálogos de conteúdo próprios e os de concorrentes.
As novas soluções de análise de conteúdo da Gracenote fornecem uma plataforma holística para análises em catálogos de conteúdo. Ancorado por análise de inclusão e previsão de público, o portfólio ajuda criadores, compradores e distribuidores a desenvolver, lançar e promover conteúdo para seus públicos-alvo da maneira mais inteligente possível. Todos os produtos e conjuntos de dados aproveitam os metadados de programa e IDs de conteúdo líderes do setor da Gracenote vinculados à medição de audiência por moeda da Nielsen, ofertas amplamente usadas e de confiança do mercado de mídia.