O documentário "Novos Caminhos em Marte" estreia no Smithsonian Channel na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, às 22h – pouco antes da data prevista para a chegada do rover Perseverance a Marte, em 18 de fevereiro. A principal missão do Perseverance consiste em buscar rastros de vida passada no planeta vermelho.
Com uma hora de duração, o documentário acompanha de perto o desenvolvimento do projeto e da construção do Perseverance pelos engenheiros da Nasa. Trata-se da peça robótica mais sofisticada e complexa lançada até então pela Terra e o único rover equipado com tecnologia para detecção de eventuais sinais de vida passada. Do tamanho de um automóvel modelo SUV, o Perseverance possui instrumentos de alta complexidade. Entre eles, um braço robótico com pouco mais de dois metros, 23 câmeras, lasers e espectrômetros (aparelhos com potencial de detectar até os mais imperceptíveis sinais de vida).
O especial faz ainda um apanhado da exploração humana a Marte, narra a história dos rovers e seus experimentos em solo marciano, enquanto imagens e animações dão vida à superfície do planeta vermelho. A produção também sai a campo com cientistas da Smithsonian Institution para revelar o que o planeta vermelho tem em comum com a Terra e o que os diferencia.
Para o telespectador, o documentário é acompanhado de um aplicativo de realidade aumentada que pode ser baixado gratuitamente na Apple App Store e no Google Play a partir de domingo, 14. O app Mission to Mars AR permite, de forma inovadora, que o público faça parte da missão. Basta usar um smartphone ou um tablet para trazer o rover para o seu entorno ou sobrevoar o planeta vermelho a bordo do helicóptero Ingenuity. Produzido pelo estúdio Immersion, da Polônia, o aplicativo inclui ainda jogos que recriam com autenticidade os desafios enfrentados pelo Perseverance: desde os momentos críticos que antecedem a aterrissagem (conhecidos como "sete minutos de terror") até a exploração em busca de sinais de vida ancestral.
"Novos Caminhos em Marte" e o app de realidade aumentada Mission to Mars AR foram produzidos pelo Smithsonian Channel. A produção executiva do documentário é de Tim Evans, pelo Smithsonian Channel, e de Piotr Baczynski, pela Immersion. Já o aplicativo tem como produtores executivos Charles Poe, pelo Smithsonian, e Bartosz Roslonski, pela Immersion.