Documentário inédito no Curta! joga luz sobre epidemia de depressão

No início do século XX, menos de 1% da população mundial havia passado por um período depressivo. No meio daquele século, 6% das pessoas haviam apresentado um quadro depressivo antes dos 30 anos. Hoje, estima-se que uma em cada cinco pessoas, portanto 20% da humanidade, enfrentará a depressão em algum momento da vida. Esse problema crescente é tema do documentário francês "Depressão, uma epidemia mundial?", inédito no Brasil, que chega com exclusividade ao Curta!. O filme procura responder a pergunta: "Como as nossas sociedades começaram a produzir depressão em larga escala?". A exibição será na faixa "Sexta da Sociedade", em 18 de fevereiro, às 23h. 

Com produção da Arte France e direção de Michèle Dominici, o filme traz depoimentos de médicos, psiquiatras e cientistas sociais e enfoca casos de depressão em seis países – Alemanha, França, Japão, Suíça, Grécia e EUA – para conseguir respostas. Se, no Japão, a sobrecarga de trabalho e metas impossíveis de serem alcançadas têm sido os fatores mais associados a essa doença, na Grécia o desemprego e o aumento da miséria são os maiores deflagradores de depressão.  

Um caso emblemático narrado no filme foi o de uma empresa japonesa responsabilizada judicialmente pelo suicídio de um funcionário vítima de excesso de trabalho. Os pais desse jovem trabalhador que sucumbiu à depressão estão entre os entrevistados. Outras figuras de destaque são o diretor do Departamento de Saúde Mental da OMS, Shekhar Saxena; o diretor da Aliança Europeia Contra a Depressão, Ulrich Hegerl; os psiquiatras Allen Frances, Jerome Wakefield e Laurence Kirmayer e o filósofo da ciência Steeves Demazeux, entre outros especialistas.

Durante o mês de fevereiro, o Curta! está com sinal aberto através do seu site, onde toda sua programação está disponível de forma gratuita. Além do Curta!, "Depressão, uma epidemia mundial?" também está no streaming Curta!On – Clube de Documentários, acessível através do NOW da Claro / NET – e da plataforma Tamanduá.TV. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui