As grandes gravadoras já não investem tanto na produção de video clipes para divulgar seus discos. Com as vendas de discos cada vez menor, o investimento na imagem dos artistas se torna mais modesto. Segundo a MTV Brasil, hoje a maior parte dos clipes que chegam na emissora são de bandas independentes. Aproximadamente um terço vem das gravadoras. A PlayTV, que tem o clipe em destaque em sua programação diz que a proporção é meio a meio: metade do que recebe vem dos independentes e metade vem das majors.
O volume de clipes que os canais recebem também é cada vez menor. Há dez anos, a MTV recebia aproximadamente 50 novos clipes por mês. Hoje o número caiu para 15.
A PlayTV diz que ainda consegue manter sua programação de clipes com o volume de lançamentos, já que a maioria é focada no público adolescente. Já a MTV Brasil aponta a redução no volume de horas dedicada aos clipes justamente à falta de conteúdo.
Produções próprias
A MTV diz ainda que não tem mais conseguido viabilizar a produção dos Acústicos MTV. Isso porque parte da verba para o financiamento vinha da venda de CDs e DVDs. A emissora planeja lançar um Acústico MTV em breve, desta vez financiado por um patrocinador, que deve aparecer não apenas nos intervalos na televisão, mas ter sua marca nos CDs e nos DVDs.
Produção