Para celebrar o Mês da Mulher, Curta! estreia o documentário sobre artistas plásticas "Mulheres Radicais" 

(Foto: Divulgação)

Ainda como parte das celebrações ao Mês da Mulher, o Curta! estreia nesta terça-feira, dia 12 de março, às 22h30, o documentário "Mulheres Radicais", de Isabel de Luca e Isabel Nascimento Silva. O filme propõe um novo capítulo na história da arte do século XX ao retratar histórias de artistas plásticas femininas que, entre os anos 1960 e 1980, tiveram suas produções silenciadas – são autoras de trabalhos pioneiros que seguiam praticamente desconhecidas. 

O ponto de partida do longa é a exposição "Mulheres Radicais", que, entre 2017 e 2018, ocupou o Hammer Museum, em Los Angeles, o Brooklyn Museum, em Nova York, e a Pinacoteca de São Paulo, reunindo 127 artistas e coletivos de 15 países – entre figuras conhecidas, como a brasileira Lygia Clark, a cubana Ana Mendieta e a argentina Marta Minujín. Filmado em Nova York e São Paulo, "Mulheres Radicais" promove encontros inéditos entre algumas das mais representativas artistas que participaram da mostra.

O documentário se estrutura a partir do conceito de rede. A primeira artista convidada – a paulistana Lenora de Barros – escolheu livremente outra para entrevistar; esta, por sua vez, elegeu uma terceira, e assim por diante. A narrativa é ressaltada por uma ampla gama de imagens de arquivo: além de fotos e vídeos de acervo pessoal que ajudam a contar a história das 11 artistas contempladas, cerca de 400 trabalhos surgem na tela enquanto são comentados pelas autoras.

"Mulheres Radicais" é uma produção da Hysteria – selo centrado em narrativas femininas da Conspiração – viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A produção executiva é de Isabel De Luca, Luisa Barbosa e Renata Brandão e a produção associada, de Isabel Nascimento Silva e Maria Barreto. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui