Filme "Desconectados" entra na programação do Futura no dia 12 de maio

Filme "Desconectados" (Foto: Divulgação)

A pandemia teve um impacto gigantesco nas escolas públicas no Brasil. De março de 2020 ao segundo semestre de 2021, 38 milhões de alunos ficaram sem aulas. Esse é o fio condutor do documentário "Desconectados", que chega ao Futura nesta sexta-feira, dia 12 de maio, às 23h, na faixa "Mundo.doc", sendo reprisado no dia 13, às 20h. O filme é uma produção da Folha de São Paulo em parceria com o Instituto República e foi dirigido pelos jornalistas Pedro Ladeira, Paulo Saldaña (ambos da Folha de São Paulo) e Ana Graziela Aguiar. Em setembro de 2022, o longa foi um dos selecionados para o 8º Festival Internacional de Cinema de Brasília.

Gravado em Brasília em quatro escolas diferentes, reunindo estudantes, professores e diretoras, o documentário revela como foi parar tudo repentinamente, gerando desconexões diversas: entre os amigos, com a escola do dia a dia e, claro, com o próprio ensino. As desigualdades de cada escola, as saídas encontradas em busca de uma adaptação e os anseios de estudantes e famílias estão presentes ao longo dos 75 minutos de exibição.

"Desconectados" se alinha à 3ª pesquisa "Juventudes e a Pandemia: E agora?", cujos números foram divulgados em setembro de 2022. Ela foi coordenada pelo Atlas das Juventudes e realizada em parceria com Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, Mapa Educação, Porvir, UNESCO e Visão Mundial, com apoio de Itaú Educação e Trabalho, GOYN-SP e UNICEF. De acordo com os resultados, o forte impacto da pandemia na saúde mental de jovens ainda era sentido: seis a cada dez participantes passaram ou vinham passando por ansiedade nos últimos seis meses e 50% sentiam o cansaço e exaustão frequentes como efeitos da pandemia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui