Com metade da grade diária dedicada ao público infantil, a TV Cultura apresentou nesta terça-feira, 12, a programação para 2011. O presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, afirmou que o canal terá pelo menos 15 novas atrações, que respeitam a linha editorial da TV Cultura. "Teremos novas produções infantis, filmes e documentários, além de novos programas jornalísticos", anunciou. O investimento na grade de 2011 foi de R$ 5 milhões, enquanto o orçamento total para o ano é de R$ 190 milhões – com R$ 85 milhões provenientes do governo do Estado e cerca de R$ 30 milhões de publicidade.
Entre as novas atrações, destacam-se as aquisições de produtoras independentes. "Amores Expressos", da Academia de Filmes, abre a sessão independente, com o envio de 16 escritores brasileiros para diferente cidades do mundo, com a missão de buscar influências para escrever histórias de amor. Além dessa, foram anunciados para essa sessão "Ponto de Virada" e ainda "Personalidade Anônima".
Outro destaque é uma coprodução da Urca Filmes com o Canal Brasil. Trata-se de "Sangue Latino", que mostrará entrevistas com artistas latino-americanos. São 18 entrevistas já programadas, e uma segunda temporada com outras 18 já encomendada.
A programação infantil, responsável por metade da grade da emissora, tem como um dos destaques o novo "Quintal da Cultura", exibido ao vivo. Entre os quadros exibidos pelo programa está o "Brincadeiras Musicais", com a dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, do Palavra Cantada.
Além desses, a TV Cultura se prepara para exibir "Carrapatos e Catapultas", da Zoom Elefante, e "Tromba Trem", do Copa Estúdio, vencedores do AnimaTV.
Para completar a programação infantil, a emissora exibe um pacote de desenhos do Festival Internacional de Cinema de Animação, com curadoria de Carla Camurati e Carla Esmeralda, e também estreia a 15ª temporada de "Cocoricó". Durante a apresentação para a imprensa nesta terça-feira, os bonecos da série apareceram em um vídeo 3D. Ainda não há perspectivas para a produção 3D na emissora, e o vídeo produzido será utilizado apenas no site e em peças promocionais.
Para o público jovem, a série "Tudo O que é Sólido Pode Derreter", da Ioiô Filmes, ganhará uma segunda temporada, que deve estrear apenas em 2012, segundo o vice-presidente de conteúdo da TV Cultura, Fernando Vieira de Mello.
A emissora apresentou ainda uma nova identidade visual, desenvolvida pela Almap e produzida pela Vetor Zero. Haverá um conjunto de vinhetas específico para a grade matinal, vespertina e noturna.
Reestruturação
Após demissões em massa em fevereiro deste ano, a TV Cultura passa por uma reestruturação de seu quadro de funcionários. Uma reunião de planejamento estratégico deve acontecer em julho ou agosto, para tratar, entre outros assuntos, a regularização dos quadros de funcionários e salários, um novo projeto orçamentário e de gestão, e a administrar e recuperação da rede de transmissão. "Não está prevista nenhuma demissão em massa, mas vamos administrando até essa reunião", disse Sayad.
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