Publicidade na TV paga passa por aumento da base e divulgação

É consenso que a fatia da TV por assinatura no bolo publicitário precisa aumentar. Embora isso passe por um aumento da base de assinantes, existem outras formas de impulsionar o aumento desse share. Para José de Salles Neto, do Intermeios, o atual share da TV paga, de 3,7%, é "vergonhoso". "A TV por assinatura não pode se contentar com esse share. Para alavancar o negócio, seria importante que a ABTA fizesse um trabalho junto ao mercado publicitário, 'vendendo' as qualidades, as vantagens e os diferenciais da TV paga", diz, ressaltando que na época em que foi presidente da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) desenvolveu um trabalho de divulgação da mídia. Ele lembra ainda que o meio jornal foi o único que perdeu espaço significativo no share de verba publicitária desde 1990.
Luciana Schwartz, da Young & Rubican, concorda que é preciso uma união de esforços para que o mercado publicitário conheça a TV por assinatura. "Tem que pegar pesado com campanha e um trabalho forte. Acho, inclusive, que foi devido a este trabalho feito pela Aner que o meio revista não está sofrendo tanto quanto os jornais", compara.
Para Fred Muller, diretor comercial da Globosat, as equipes comerciais de TV por assinatura têm feito trabalho para defender o meio. "A palavra 'vergonhoso' dói". Ele lembra que a TV por assinatura ganhou share, e que agora é preciso olhar para frente. "Temos que buscar nossa relevância para a audiência e a publicidade crescerem". Segundo Muller, essa relevância passa pela qualidade da TV paga, pelos formatos comerciais diferenciados e mais flexíveis e ainda pela oferta em alta definição.
Salles Neto acredita, porém, que a TV por assinatura, assim como os outros meios, deve se beneficiar do constante crecimento das verbas publicitárias, mesmo que não ganhe em share. "Acredito que vamos fechar o ano com um aumento de 5% no volume de investimento em mídia".
Salles Neto e Fred Muller participaram ao lado de Luciana Schwartz do painel "Verba publicitária: com quem é a disputa?", que aconteceu nesta quarta-feira, 12, durante a ABTA.

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