Menor, MipTV busca novos mercados

MipTV 2015: corredores mais vazios, mas mercado aquecido pelas novas plataformas.

O MipTV, que começou nesta segunda, 13, em Cannes, está visivelmente menor. O evento sente os efeitos da concorrência de mercados como a Natpe, em janeiro, que voltou a ganhar força, do LA Screenings, que este ano ficou bem colado ao evento francês, e do próprio Mipcom, organizado pela mesma empresa, também em Cannes, no segundo semestre.

Muitas empresas, aliás, dizem manter seus estandes no evento de abril apenas para garantir seu espaço no evento de outubro, já que a organizadora Reed Midem faz uma espécie de "venda casada", quer dizer, não garante o espaço na feira maior se o o expositor não vier neste evento. O resultado são corredores alargados, muitos espaços não vendidos, e uma sensação de esvaziamento de público.

Para compensar, o evento criou uma série de eventos paralelos, como o MipFormats, para discutir e apresentar formatos originais. Há também uma tentativa de abraçar o mundo da internet com o MipDigital, e o já tradicional MipDoc, com foco nos documentários.

Ainda assim, executivos de vendas ouvidos por esse noticiário afirmaram que o mercado mundial está aquecido. Um efeito curioso da nova realidade digital é que se, por um lado, diminuiu o número de vendedores, especialmente depois de alguns movimentos de consolidação de estúdios, cresceu o número de compradores, pois há uma proliferação de plataformas on-demand. Dos 3,8 mil compradores cadastrados no evento, segundo a organização, pelo menos mil buscam direitos para VOD.

O que há é uma pulverização. Se uma empresa como a Globo até alguns anos atrás vendia apenas novelas, hoje tem um portfolio diversificado, em que oferece séries, filmes, esportes e footage. O mesmo acontece com diversos provedores de conteúdo.

Há também novos mercados ganhando força na geopolítica do conteúdo. Potências emergentes como Israel e Turquia, que vem se destacando nos últimos três anos, ganham a concorrência de países como a Índia, que vem produzindo telenovelas em grande escala.

Brasil

O Brasil está presente em quatro estandes no MipTV 2015. Além da Globo, da Record e da BTVP (Brazilian TV Producers, programa da ABPI-TV apoiado pela Apex), presentes em todas as edições, o recém lançado PetChannel veio ao evento oferecer conteúdos em 4K ligados à temática dos animais de estimação.

O estande da BTVP está menor, como tem sido neste mercado, em contraposição ao Mipcom. Estão presentes as produtoras 2DLab, Berny, Due Produções, Cygnus, Il Vagabondo e TV Pinguim, e as distribuidoras Elo, Grand Prix Media, Synapse e Sato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui