As crescentes carteiras de conteúdo das operadoras de TV por assinatura da América do Norte e da Europa levaram a oferta de video on-demand (VOD) a quase 50 milhões de usuários, gerando mais de US$ 3 bilhões em receitas. De acordo com uma pesquisa da IMS Research, em 2010 o mercado norte-americano de VOD gerou US$ 1,98 bilhão em receitas, enquanto a distribuição de vídeo sob demanda movimentou no mercado europeu US$ 1,11 bilhão, com as duas regiões sendo responsáveis por 46,1 milhões de assinantes de VOD.
A pesquisa mostra que os cinco maiores mercados em termos de receitas com VOD em 2016 serão os EUA, Japão, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul, sendo que os EUA representarão mais de um quarto do mercado.
Indo além, o estudo prevê que em 2016 a América do Norte continuará a liderar o mercado com um terço das receitas com VOD no mundo, seguida de perto pela Europa Ocidental, com uma quota de 30,5%, e Ásia/Pacífico com 25,7%. A IMS aponta que os operadores de TV por assinatura em mercados emergentes da América Latina, Europa Oriental e Ásia-Pacífico, excluindo o Japão e a Coreia do Sul, começarão a acompanhar os líderes e devem gerar US$ 2,4 bilhões em receitas em 2016 com VOD. As previsões para a América Latina, em particular, são de que a região tenha o maior crescimento em receitas com VOD entre 2010 e 2016, com a sua participação de mercado global crescendo de 0,6% em 2010 para 4,8% em 2016.
A analista da IMS Anna Hunt, autora do relatório, comenta que "levará algum tempo para o VOD gerar receitas significativas para as operadoras de TV paga em mercados emergentes, mas isso não significa que elas não devam se preocupar com a oferta de video on-demand agora. Os serviços over-the-top estão começando a aparecer em todo o mundo, com abundância de atividade em particular nos países latinoamericanos, e é importante para os operadores se posicionarem como líderes na oferta sob demanda de conteúdo para manter competitividade nos próximos dez anos".
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