Estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos do Audiovisual e o Encontro da Educação: XIV Fórum da Rede Kino

A programação da 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece entre os dias 22 e 27 de junho, na cidade histórica realiza dois importantes encontros anuais – um do setor da preservação, o 17º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e um outro encontro do setor da educação, o Encontro da Educação – XIV Fórum da Rede Kino (Rede Latino-americana de educação, cinema  e audiovisual). Ambos acontecem presencialmente, no Centro de Artes e Convenções, e reúnem mais de 200 profissionais do audiovisual e da educação para debaterem temas que estão no foco dos eixos temáticos desta edição da CineOP visando formação, troca de experiências e conhecimento, intercâmbio de ideias e elaboração de diretrizes e metas para o ano de 2022/2023.

Os interessados em participar e receber certificado de um dos encontros podem se inscrever gratuitamente até o dia 17 de junho, sexta-feira, às 23h59 (horário de Brasília), pelo site.  

17º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros 

Com o tema "Memória Audiovisual no Brasil: Resistência e Resiliência no Tempo", com curadoria Daniela Giovana Siqueira e Fernanda Coelho, o público poderá participar de uma programação intensa e gratuita composta de debates, diálogos da preservação, case de restauro, sessões de cinema, masterclasses internacionais, workshop e ainda receber certificado de participação. 

Participam deste encontro nomes de destaque do setor da preservação e representantes de Instituições de Guarda de vários estados brasileiros – uma oportunidade de vivenciar uma troca de experiências e conhecimentos técnicos e, ao mesmo tempo, despertar novas oportunidades de atuação no setor em diálogo com a educação e com profissionais do audiovisual.

Encontro da Educação – XIV Fórum da Rede Kino 

Com o tema "Cinemas e Educações: Diálogos", com curadoria de Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga, a programação reúne atividades, debates, sessões de cinema, masterclasses internacionais, apresentação de projetos audiovisuais educativos e Mostra Educação. Nomes de destaque de profissionais da educação e da América Latina estarão no centro das discussões deste encontro diferenciado que propõe pensar que outras relações é possível entre cinemas e educações – incluindo seus processos de formação e como são experimentados por diferentes povos.

O debate inaugural dos encontros, a ser realizado dia 24 de junho, às 10h, enfoca o tema central desta edição "Preservar, Transformar, Persistir", com a presença de Hernani Heffner, gerente da cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro; do curador Cleber Eduardo; de um dos cineastas indígenas mais experientes, Divino Tresewahú (MT); e do cineasta e indigenista Vincent Carelli (PE), do projeto Vídeo nas Aldeias.

Além de debates, a programação oferece quatro masterclasses internacionais, com Mela Marquez, Diretora Executiva da Cinemateca Boliviana para falar sobre "A Cinemateca Boliviana, preservando o direito cidadão à memória"; com a peruana Teresa Castillo, gestora cultural do projeto A Kombi da Arte com o tema "Dicionários Audiovisuais Comunitários: Revitalização de Línguas Indígenas"; com o cineasta, produtor e educador boliviano Miguel Hilari que vai falar sobre  "Cinema Aymara e formação audiovisual" e ainda a presença da cineasta, fotógrafa, animadora e professora argentina Aldana Loiseau, com o tema "A Mãe Terra e as Tradições como Protagonistas no Fazer Cinematográfico de Animação".

"Este ano, os encontros serão ocasiões muito especiais, após dois anos de distanciamento, principalmente para a Rede Kino, com a retomada do diálogo e projetos em comum. E a Mostra este ano também traz uma oportunidade única para termos contato com uma gama de produções indígenas, trazidas pela Temática Histórica, com a presença de seus diretores para que possamos conhecê-los e ouvi-los sobre seus processos produtivos", afirma Clarisse Alvarenga, curadora da Temática Educação da 17ª CineOP.

A programação completa do 17º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do – Encontro da Educação – XIV Fórum da Rede Kino, bem como o regulamento e as inscrições podem ser feitas pelo site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui