Alexandre Pires já ultrapassou a marca de três décadas de carreira – do jovem integrante do Só Pra Contrariar, um dos principais grupos de pagode dos anos 90, ao cantor solo de projeção internacional. Considerado um ícone latino, soma mais de 20 milhões de discos vendidos. Para relembrar essa história, a TV Globo preparou um "Som Brasil" especial, que revela em entrevistas exclusivas, conduzidas por Pedro Bial, passagens inéditas da trajetória do artista. O programa vai ao ar nesta quarta-feira, dia 14 de junho, após "Terra e Paixão".
O multi-instrumentista apresenta também sucessos que marcaram cada um desses momentos, e é surpreendido por imagens pessoais e de arquivo da TV Globo, algumas nunca vistas por ele.
O especial traz um conceito construído com base em cada fase da carreira de Alexandre, e coloca o cantor em diferentes ambientes que representam cada uma dessas etapas. Gian Carlo Bellotti, diretor geral do "Som Brasil", explica: "Ficamos pensando num lugar que contemplasse essa diversidade de espaços, e veio em nossa cabeça um hotel. Mas não um hotel tradicional, queríamos um lugar que fosse referência assim como ele é para a música, como o hotel Budapeste, do filme de Wes Anderson". A equipe chegou, então, ao tradicional Hotel Quitandinha, localizado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro".
O especial convida personalidades importantes que passaram pela trajetória de Alexandre Pires, ou que representam uma inspiração para o cantor, enriquecendo sua história. São eles a cantora Alcione e os integrantes originais do grupo Só Pra Contrariar.
O "Som Brasil apresenta: Alexandre Pires" tem direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti, produção de Anelise Franco e apresentação de Pedro Bial. A direção de gênero é de Mariano Boni.