National Geographic exibe três documentários no "Especial Everest!"

Nesta terça-feira, dia 14 de julho, a partir das 18h, a National Geographic pretende combinar alpinismo com narrativa cinematográfica no "Especial Everest!". A programação conta com dois lançamentos originais, "Expedição Everest" e "Perdido no Everest", e a exibição do documentário "Pesadelo no Everest", produzido e dirigido pela britânica nomeada ao Bafta, Karen McGann.

"Expedição Everest" acompanha uma equipe internacional de cientistas, alpinistas e contadores de histórias até o topo do pico mais alto do mundo com o objetivo de realizar a expedição científica mais completa da história no Monte Everest. O especial de uma hora, narrado pelo ator Tate Donovan na versão em inglês, registra investigações meteorológicas pioneiras que são de importância crucial para entender as mudanças pelas quais a montanha está passando em suas geleiras e lança luz sobre os perigos que essas mudanças podem causar nas comunidades que vivem ao pé da montanha. A missão registra o drama que a equipe dedicada e experiente da expedição enfrentou e revela os perigos e motivações que levam aqueles que arriscam suas vidas a descobrir os segredos do Everest.

O documentário dá uma visão dos bastidores da expedição da National Geographic e do Rolex Everest Perpetual Planet, parte de uma iniciativa da National Geographic e da Rolex para divulgar os perigos enfrentados por sistemas críticos de suporte à vida na Terra por meio da ciência, exploração e narrativa. "Expedição Everest" é uma produção da National Geographic Studios, com Christine Weber como produtora executiva, Katie Bauer Murdock como produtora e Katherine Chivers como produtora associada.

Já "Perdido no Everest", outro lançamento previsto para a data, investiga um dos mistérios mais intrigantes da exploração: o que aconteceu com os grandes exploradores Andrew "Sandy" Irvine e George Leigh Mallory, que desapareceram em 8 de junho de 1924, quando tentavam chegar pela primeira vez ao topo do Everest. As pistas para resolver esse mistério estão congeladas em algum lugar perto do cume da montanha mais alta do mundo. O especial de uma hora é liderado pelo alpinista Mark Synnott e pelo fotógrafo e alpinista da National Geographic Renan Ozturk. Eles são acompanhados por uma equipe de alpinistas profissionais. Juntos, eles decidiram encontrar o corpo do pioneiro do Everest, Irvine, resolver o mistério de seu desaparecimento e determinar conclusivamente quem era quem conquistou a montanha mais alta do mundo.

O documentário apresenta imagens filmadas com drones de grande altitude e novas pesquisas do principal historiador do Everest Tom Holzel, que usa software de última geração para descobrir detalhes fotográficos. "Perdido no Everest" é uma produção executiva da National Geographic por Taylor Rees e Renan Ozturk, que também é o diretor, com a produção de Drew Pulley. Para a National Geographic, os produtores executivos são Bengt Anderson e Alan Eyres, vice-presidente sênior de produção e desenvolvimento.

Por fim, "Pesadelo no Everest" conta a história de pessoas que ficaram presas no Himalaia após um terremoto que atingiu o Nepal. Em abril de 2015, um violento terremoto atingiu o país, provocando deslizamentos de terra e avalanches mortais no Himalaia. Este programa, feito com filmagens feitas por pessoas que estavam lá, conta a história de alpinistas e trekkers presos em cantos remotos das montanhas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui