Na cerimônia de reabertura da Cinemateca Brasileira, ocorrida em maio, a instituição anunciou nova identificação das suas duas salas de exibição. A sala Petrobras foi rebatizada com o nome do Oscarito e a sala BNDES ganhou o nome do ator Grande Otelo. Considerada a maior dupla de comédia do cinema brasileiro, Oscarito e Grande Otelo levaram milhões de espectadores aos cinemas para ver longas de grande sucesso como "Carnaval Atlântida" (1952), de José Carlos Burle; "Matar ou Correr" (de 1954, na foto), de Carlos Manga; "Fantasma por Acaso" (1946), de Moacyr Fenelon; e "Aviso aos Navegantes" (1950), de Watson Macedo. Os títulos estão em uma mostra especial na Cinemateca e serão exibidos entre os dias 15 de julho, sexta, a 17, domingo.
À homenagem que a Cinemateca presta aos dois atores, foi acrescentado o filme "Katharsys", de Roberto Moura, inédito no circuito comercial, que mostra a última atuação de Grande Otelo. Exibido no recente Festival de Ouro Preto, o longa foi filmado em película na virada dos anos 1990 e soterrado pelo desmanche do cinema brasileiro no governo Collor. Finalizado digitalmente neste ano de 2022, "Katharsys" é o primeiro título a ser exibido no programa. Sua história apresenta um realizador cinematográfico, (Breno Moroni), que conta as peculiaridades de três de seus filmes aos espectadores e depois os mostra, enquanto atravessa uma realidade cada vez mais instável, principalmente para um cinema de invenção, num circuito hegemonizado pelos grandes conglomerados internacionais.
Grande Otelo e Oscarito
A maior dupla de comédia brasileira estreou no cinema em 1935 com "Noites Cariocas" e conquistou o público com a paródia de "Romeu e Julieta" no filme "Carnaval no Fogo" (1949). A química e o timing cômico entre Oscarito e Grande Otelo nas telas de cinema garantiram o sucesso de várias chanchadas e ajudaram a estabelecer a Companhia Atlântida Cinematográfica como a maior produtora de filmes da época. Apesar de terem histórias de vida muito diferentes, ambos começaram suas carreiras artísticas no circo e no teatro.
Os ingressos para as exibições na Cinemateca são gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada sessão. Na sexta e no sábado as sessões acontecem às 19h e às 21h e, no domingo, somente às 19h.