Icumam Lab, laboratório de projetos audiovisuais do Centro-Oeste, recebe mais de 40 inscrições

O 7º Icumam Lab, laboratório gratuito de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Centro-Oeste, recebeu 41 candidaturas, sendo 30 de longa-metragem e 11 de séries de ficção. Foram três materiais do Mato Grosso, seis de Mato Grosso do Sul, sete de Goiás, e 25 do Distrito Federal. As inscrições aconteceram de 13 de julho a 10 de agosto. A lista com os selecionados será divulgada no dia 9 de setembro de 2021.

"Diante do cenário atual, de poucos incentivos para o setor audiovisual e desafios enfrentados com a pandemia, a quantidade de projetos inscritos foi significativa. Importante também ressaltar o grande número de inscrições do Distrito Federal, sendo o único do Centro-Oeste com políticas públicas para cultura, diferente das demais localidades da região", avalia a diretora do Icumam Lab, Maria Abdalla. 

Agora, os projetos serão analisados pela comissão de seleção. Deles, seis serão selecionados quanto às qualidades artísticas e técnicas, factibilidade do projeto apresentado e viabilidade de produção, potencial e originalidade da proposta, estágio de desenvolvimento e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados.

Este ano, o laboratório acontecerá entre os dias 5 e 15 de outubro, mais uma vez em formato totalmente online por causa da pandemia. Serão dias com uma programação que envolve palestras abertas ao público; consultorias gratuitas individuais e em grupo para os projetos selecionados; pitching; e premiação. As atividades contarão com tutores consolidados no mercado, com experiência em atividades de formação e em treinamento profissional.

Além disso, produtores e diretores dos projetos selecionados poderão participar de atividades do BrLab, um dos maiores eventos de desenvolvimento de projetos audiovisuais da América latina, que acontecerá simultâneo ao 7º Icumam Lab.

Premiação 

O projeto vencedor do 7º Icumam Lab será premiado com o valor de R$ 5 mil, concedido pelo Projeto Paradiso, para formação ou desenvolvimento do projeto. Haverá também premiações, como serviços de pós de imagem e correção de cor, oferecidos pela Mistika e DOT Cine; consultoria individualizada de pitching pela Vermelho Filmes; e consultoria de produção executiva da C/as4tro.

Icumam Lab 

O Icumam Lab é uma realização e idealização do Icumam Cultural e Instituto, que também realiza os projetos Goiânia Mostra Curtas, Cinema Popular e o Curso de Cinema – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais. Nesta edição, o Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste tem o apoio da Unimed Goiânia; apoio cultural do BrLab e do Projeto Paradiso; a colaboração de Mistika, DOT Cine, C/as4tro, Vermelho Filmes; divulgação Imprensa Mahon; e co-realização do Sesc Goiás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui