Diretor brasiliense Cristiano Vieira lança o filme "A Cisterna"

Cristiano Vieira, fundador da Studio 10 Filmes, atua desde 2002 no mercado audiovisual de Brasília. O novo filme, escrito e dirigido por ele, tem como nome "A Cisterna" e estreia esta semana. A obra conta com Fernanda Vasconcellos no elenco principal, interpretando Lorena Ribeiro, uma jornalista premiada. Ela é reconhecida nacionalmente e vive um momento de plena ascensão na carreira. Seus planos são interrompidos da noite para o dia quando ela é sequestrada e presa em uma cisterna. Lutar contra seus medos para sobreviver e  desvendar o motivo do sequestro é o que move a trama deste thriller. 

Inspirado em fatos reais, o longa leva o espectador a uma série de questionamentos e pré-julgamentos, de acordo com que os acontecimentos vão sendo apresentados na tela. Em seu programa jornalístico em Brasília, a personagem Lorena revela o envolvimento de um importante político no desvio de recursos, denuncia um suposto caso de pedofilia e vai contra as orientações do diretor, alegando liberdade editorial. 

Enquanto brilha profissionalmente e atrai inimigos por conta de suas matérias, a protagonista tenta conciliar o trabalho com a criação de uma filha pequena. Segundo o diretor, Lorena foi inspirada na história de diversas mulheres, mães, que precisam se submeter a um mundo predominantemente machista. O filme também levanta a discussão sobre audiência a qualquer custo e julgamentos precipitados. "O filme discute muitas coisas, mas minha intenção prioritária era levar o espectador a fazer um julgamento baseado nas poucas informações que recebe e depois confrontá-lo a olhar por outro ângulo", comenta o diretor. Assista ao trailer:

O elenco também traz outros grandes artistas, como o personagem de origem chilena, vivido por Cristobal Tápia Montt ("Gloria Bell", "Madre", "El Presidente"), algoz de Lorena, um homem conflituoso e enigmático. Já Juan Alba interpreta o diretor da emissora. 

O filme foi rodado antes da pandemia, em setembro de 2019, na cidade de Brasília, e está sendo lançado esta semana em em formato VoD, nas plataformas iTunes, Now, Google Play, Vivo e Oi. Sobre o formato, Vieira acredita tornar mais acessível para o público. "O aumento da quantidade de players, principalmente no VoD, ajuda a balancear esse sucateamento das conquistas do setor. Estamos nos adaptando a esses tempos difíceis, buscando outras formas de financiar os projetos", pontua. 

"A Cisterna" faz parte da seleção oficial do New York Cinema Festival, tendo sua estreia internacional no festival que começará a partir do dia 24 de outubro. O filme também integrou a seleção oficial do Festival de Havana na edição de 2020.

Cristiano Vieira tem diversas obras no currículo. Em 2005, realizou o curta-metragem "BUCHE: Mais uma História", selecionado pelo 38º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 2017, lançou no 50º Festival de Brasília o longa-metragem documental "Um Domingo de 53 Horas", sobre o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que estreou comercialmente no canal CINEBRASILTV este ano. Em 2019, lançou seu primeiro longa-metragem de ficção, "Eu Sinto Muito", estrelado por Rocco Pitanga e Juliana Schalch, distribuído pela Elo Company. Atualmente está em set rodando "Made In Favela", cinebiografia que conta o início da trajetória do rapper brasiliense Hungria Hip Hop, e produzindo a série de animação infantil "O Extraordinário Circo do Bipo". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui