Longa "Sobre Olhares – 20 Anos de Oficinas Kinoforum" estreia no streaming

Juventude, racismo, moradia, homofobia e censura são alguns dos temas presentes em "Sobre Olhares – 20 Anos de Oficinas Kinoforum", longa-metragem que entra em cartaz a partir das 20h30 do dia 16 de dezembro, quinta-feira, na plataforma de streaming gratuita #CulturaEmCasa

Dirigida por Christian Saghaard e Zita Carvalhosa, a obra celebra os 20 anos de criação das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, uma iniciativa voltada a despertar o interesse e proporcionar o acesso à fruição e à criação cultural, promovendo a produção de obras audiovisuais por jovens distantes dos grandes centros de circulação cultural.

O longa traz olhares e vozes desses jovens, através da íntegra de 12 trabalhos selecionados entre as realizações das oficinas, incluindo documentários e ficções que abordam questões presentes no cotidiano deles, como a falta de perspectiva de trabalho, a presença do racismo estrutural, o direito à moradia e a falta de saneamento básico, homofobia e transfobia.

Também estão presentes propostas lúdicas, como um ensaio sobre os sons das periferias, e uma comédia de animação voltada a toda a família. As produções tratam ainda de assuntos políticos do país: manifestações sociais, censura nas artes e repressão durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

"Sobre Olhares – 20 Anos de Oficinas Kinoforum" traz ainda depoimentos de alguns dos realizadores dos curtas relatando a importância de ter participado do projeto em suas carreiras profissionais.

Evento

Um encontro, agendado para às 18h30 do mesmo dia, reúne os diretores Zita Carvalhosa e Christian Saghaard ao lado de Rosyane Silwa e Eder Augusto, ex-alunos das oficinas e colaboradores do projeto até hoje. A mediação é da professora da ECA-USP Esther Hamburger. Em pauta no bate-papo, os aprendizados adquiridos através das oficinas e as trajetórias propiciadas pela iniciativa. O acesso também se dá pela plataforma #CulturaEmCasa.

Para Zita Carvalhosa, também produtora cinematográfica e diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, o filme "permite um olhar panorâmico da realização audiovisual desenvolvida por jovens de diversos territórios ao longo destas duas décadas de existência das oficinas. Esta pioneira iniciativa  sempre foi uma provocação transformadora e permitiu que novos talentos, temáticas e propostas injetassem vigor à criação de imagens no nosso país". 

Já o coordenador das Oficinas Kinoforum e cineasta Christian Saghaard afirma que "o longa provoca uma reflexão sobre temas importantes para a sociedade brasileira, abordados por jovens em épocas e contextos  diferentes, durante os 20 anos de existência do projeto".

A disponibilização de "Sobre Olhares – 20 Anos de Oficinas Kinoforum" – que fica em cartaz por um período de um ano – e o bata-papo que a antecede marcam o início da parceria entre a plataforma #CulturaEmCasa e a Associação Cultural Kinoforum. A proposta é estrear mensalmente novos programas de curtas-metragens com curadoria da equipe da Kinoforum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui