Filme "Antena da Raça" ganha principal prêmio do Festival de Havana

O longa-metragem "Antena da Raça – O Filme", de Paloma Rocha e Luis Abramo, conquistou na última sexta–feira, 10 de dezembro, o Prêmio Coral, categoria principal do Havana Internacional Festival do Novo Cinema Latino Americano 2021. 

O documentário, produção original e exclusiva do CINEBRASiLTV que esteve em Cannes 2020, resgata o ideário (e memória) de Glauber Rocha questionador e provocador ao recriar a estética do "Programa Abertura", comandado pelo cineasta na TV Tupi entre 1979 e 1980, período da Lei da Anistia. 

O "Abertura" foi uma experiência vanguardista marcante da história da TV no Brasil, quando o país ensaiava, após 21 anos de ditadura militar, os primeiros movimentos de uma gradativa redemocratização. Os diretores se debruçaram nas fitas originais do programa de mais de 40 anos – material restaurado e utilizado como fato de uma época conturbada para o país. Em contraponto, o então conturbado Brasil em 2018, quando Paloma e Luís vão para as ruas ouvir o povo, como Glauber fez no programa de 1979. O filme conta ainda com imagens de outros trabalhos de Glauber Rocha, cineasta que imprimiu na sua filmografia um olhar crítico sobre o povo, a política e o poder do seu país. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui