O Cine Brasília reservou o mês de dezembro para apresentar uma seleção do que de melhor passou pelas telas brasileiras durante o ano de 2022. E ainda reservou espaço para duas estreias que tratam de diferentes aspectos da questão de gênero. Sob o título de Vá e Veja – Retrospectiva 2022, a mostra acontece de 15 a 21 de dezembro (em sua primeira parte), em sessões que vão das 14h30 às 20h30, e prossegue com as exibições até o dia 28 de dezembro.
A programação começa com as estreias de "Nunca Mais Serei a Mesma", da realizadora Alice Lanari, e "Breve História do Planeta Verde", de Santiago Loza, uma coprodução entre o Brasil e a Argentina. Ambos os filmes tratam de um dos temas fundamentais de nossa contemporaneidade: a questão de gênero, muitas vezes atravessada pela violência.
Sob a curadoria do professor e crítico Sérgio Moriconi, Vá e Veja – Retrospectiva 2022 inclui 18 filmes, produzidos no Brasil, França, Irã, Itália, Coreia do Sul, Japão, Ucrânia, Turquia e Portugal. São títulos que, na grande maioria, conquistaram prêmios nos maiores festivais de cinema do mundo, como "Drive My Car", do diretor japonês Ry?suke Hamaguchi, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2022, e "Il Buco", Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Veneza.
A Mostra será dividida em dois momentos. A Parte 1 cobre o período de 15 a 21 de dezembro e a Parte 2 terá exibições entre os dias 22 e 28 de dezembro. A diferença entre as duas programações é uma inversão de horários de projeção de cada filme, tornando os títulos mais acessíveis ao público e também a exibição de outros títulos que não foram exibidos antes: o português "Vitalina Varela", de Pedro Costa; os franceses "Com Amor e Fúria", de Claire Denis, "Tre Piani", de Nani Maretti, e "A Acusação", de Yvan Attal; e o brasileiro "Marte Um", de Gabriel Martins.
A seleção oferece uma enorme variedade de temas contemporâneos e devido à grande quantidade de filmes cada título terá somente duas exibições durante o período.