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RioFilme apresenta novas linhas para 2014

A RioFilme anunciou novas linhas de investimento que entrarão em vigor a partir deste ano. A mais inovadora é uma linha de R$ 1,5 milhão para a produção de conteúdos para mídias digitais. Feita em parceria com o YouTube, a linha não prevê qualquer vínculo da produção com a plataforma. O YouTube apenas oferece suporte operacional e capacitação aos contemplados.

As outras novidades são uma linha de investimento automático em desenvolvimento de longas, de R$ 1 milhão, e de desenvolvimento de conteúdos para a TV, de R$ 1,5 milhão. Há ainda uma linha de investimento em desenvolvimento de coproduções para a TV com o Canadá, esta em parceria com o Canada Media Fund, no valor de R$ 300 mil.

Além das linhas, a RioFilme anunciou um acordo regional com o Fundo Setorial do Audiovisual, para ser um agente local do FSA, uma parceria com o Sebrae e a ESPM para cursos de capacitação (com duração de três anos e previsão de atender 1,5 mil alunos) e um acordo com a Universidade de Columbia, em Nova York, para oferecer no Brasil o prestigiado curso TV Writing Intensive, no valor de R$ 300 mil, para capacitar duas turmas de 30 alunos. O diretor da RioFilme, Adrien Muselet, apresentou as iniciativas durante o Rio Content Market, que terminou nesta sexta, 14, no Rio de Janeiro.

A RioFilme apresentou a linha de investimento automático em cinema, na qual serão oferecidos R$ 12 milhões, para produtoras cariocas e distribuidoras nacionais de longas de produtoras cariocas.

Neste mecanismo, cada ingresso vendido de uma produção anterior da produtora gera um crédito ao produtor e ao distribuidor, automaticamente revertido em novos investimentos (para filmes com mais de 300 mil ingressos vendidos em 2013).

Em 2014 serão beneficiadas (por cumprirem o critério) dez produtoras: Migdal Produções, Morena/Atitude, Frahia Produções, Canto Claro, Filmes do Equador, De Felippes Filmes, RT2A, Conspiração, Total e Sincrocine. Também serão contempladas quatro distribuidoras: Paris, Downtown, Imagem e Europa.

Para o investimento automático em TV foram destinados R$ 10 milhões. Para ser contemplado, o produtor tem que apresentar um contrato com um canal de TV por assinatura. A RioFilme aporta R$ 1 para cada R$ 1 investido pelo canal, sendo ao menos metade deste investimento feito com recursos próprios (não incentivados).

O teto para receber os recursos é de R$ 2 milhões por produtora, R$ 3 milhões por canal e R$ 4 milhões por programadora.

Muselet explicou que no processo de investimento automático, como a RioFilme já vinha fazendo, não há comissão de seleção ou análise de roteiro. “O canal de TV faz uma seleção muito melhor que a nossa, se ele assinou o contrato é porque o projeto é viável, então investimos”, disse.

Finalmente, a empresa anunciou os valores dos editais para 2014, também publicados a partir de 14 de abril. Serão ao todo R$ 10,3 milhões, sendo R$ 1,5 milhão para o desenvolvimento de longas, R$ 2 milhões para desenvolvimento de TV, R$ 4 milhões para a produção e finalização de longas, R$ 1 milhão para a produção de curtas, além dos já citados para a produção online e coprodução com o Canadá.

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