Cinemateca do MAM recebe o LAB Cinema Expandido, com filmes, conversas e masterclass 

O cineasta e artista plástico Cao Guimarães (Foto: Divulgação)

O LAB Cinema Expandido, que em sua primeira edição tem como tema "Rio de Janeiro: Máscaras, Fantasmas e Territórios", ocupa a Cinemateca do MAM com uma residência artística e atividades gratuitas abertas ao público, às sextas, sábados e domingos, entre os dias 16 de junho e 16 de julho.

A abertura da programação será nesta sexta, 16, às 18h30, com a masterclass do cineasta e artista plástico Cao Guimarães, que faz parte do Ciclo de Conversas – encontros com intelectuais e artistas que abordarão diferentes formas de se criar imagens hoje no Rio de Janeiro. Cao falará sobre sua trajetória, a ideia de cinema expandido, a relação entre artes plásticas e cinema e a forma instalativa. Haverá também uma mostra de filmes complementar à masterclass. No sábado, será exibido "Ex-Isto" e, no domingo, "Acidente", ambos dirigidos por Cao Guimarães, além de "Jogo de Cena", em homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, que completaria 90 anos em maio de 2023. Após as sessões de cada dia, Cao conversa com o público sobre seus filmes e, especialmente no domingo, sobre a relação entre o seu filme e o do Coutinho.

Cao Guimarães é artista convidado do LAB, assim como a cineasta paraguaia Paz Encina, que dará uma masterclass no dia 14 de julho. Os dois irão orientar, junto com a equipe do projeto, as nove duplas selecionadas para a residência artística e também produzirão, cada um, uma obra audiovisual. Os 11 trabalhos finais – obras em vídeo, que possam ser exibidas tanto em salas de cinema, quanto como vídeo instalação – serão apresentados no encerramento do LAB, em uma exposição coletiva.

No sábado, às 14h, o LAB dá sequência ao Ciclo de Conversas, que segue até 16 de julho. O Ciclo tem coordenação do cineasta e roteirista Felipe M. Bragança e da socióloga e professora Ana Paula Alves Ribeiro. Estarão presentes na Cinemateca do MAM para conversar com o público nomes como Aquela Cia, Carmen Luz, Ana Lira, Yhuri Cruz, o coletivo Opavivará, Denilson Baniwa, Luiz Rufino, Wescla Vasconcelos, Maria Elvira Diaz, Paola Barreto Leblanc, Leonardo Bora e Hernani Heffner, além de outros convidados que ainda serão confirmados. 

Os ingressos para as atividades, todas gratuitas, podem ser retirados com antecedência no site

Residência Artística 

A residência LAB Cinema Expandido – Rio de Janeiro: Máscaras, Fantasmas e Territórios acontece também na Cinemateca do MAM, entre junho e agosto. Ela contará com nove duplas de artistas (uma pessoa ligada diretamente ao cinema mais uma pessoa de outra área artística), selecionadas a partir de edital. As inscrições aconteceram nos meses de abril e maio e, esta semana, foram anunciados os selecionados.

O LAB é coordenado por Marina e pelo cineasta e roteirista Felipe M. Bragança. O projeto conta com o patrocínio do FSA/BRDE/Ancine e Ministério da Cultura, através do Edital de Formação SAV/MINC/FSA nº 13, e apoio Cinemateca do MAM. A realização é da produtora Duas Mariola Filmes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui