Empresas distribuidoras lançam associação

Dez empresas distribuidoras de cinema anunciaram na quarta-feira, dia 13, a criação da Associação das Distribuidoras Brasileiras – Adibra. O anúncio foi feito por Bruno Wainer, da Downtown Filmes, na reunião do Conselho Superior do Cinema, em Brasília. Além da Downtown, estão na Adibra a Imagem Filmes, Califórnia Filmes, Paris Filmes, PlayArte, Vinny Filmes, Espaço Filmes, Filmes do Estação, Imovision e RioFilme. "Embora existam pleitos comuns na distribuição, as demandas das distribuidoras brasileiras geralmente são diferentes e até conflitantes da visão das majors", explica Wainer, em entrevista a este noticiário, justificando a criação de uma associação apenas com empresas distribuidoras brasileiras.
Na pauta da nova entidade está a divulgação do trabalho das distribuidoras junto ao público, ao setor e ao governo. "Precisávamos de um veículo institucional para mostrar que o papel do distribuidor não é só comercializar e divulgar os filmes. No caso da Downtown, os recordes de bilheteria foram justamente projetos que começaram na casa e foram levados aos produtores", explica o distribuidor. "Mesmo quando o caminho é inverso, cabe ao distribuidor avaliar o potencial de cada filme", completa.
Wainer lembra que foram criados nos últimos anos diversos mecanismos de financiamento direcionados ao cinema que consideram o mérito das empresas. "Temos que incentivar esse tipo de política. O cinema é uma indústria", diz o distribuidor. "As empresas de distribuição sempre trabalharam desta forma. O distribuidor só se remunera com o sucesso do filme", destaca.
Em seu discurso na reunião do Conselho Superior de Cinema, Wainer afirmou que "em todos os mercados em que a produção local apresenta market share expressivo, as distribuidoras nacionais tem um papel vital. É o caso da França, da Coreia, do Japão, da Alemanha e da índia e até da Turquia, entre outros países".
No Brasil o sucesso dos filmes nacionais também está na mão das distribuidoras locais. As dez empresas associadas à Adibra foram responsáveis por seis das dez maiores bilheterias nacionais de 2010 e sete das dez maiores aberturas de filmes nacionais em 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui