"Virgula.Mix" é pontapé inicial em um grupo de mídia multiplataforma

O "Virgula.Mix" – que estreou esta semana em diversas plataformas digitais, além do canal Mix TV – é o primeiro fruto de uma parceria para reinventar a grade do canal, incluindo-a dentro de um conceito multiplataforma. No início do ano, o portal Vírgula, do Grupo L21, de Luiz Calainho, se juntou ao Grupo Mix de Comunicação, de Fernando Di Genio, passando a gerir todos os veículos digitais do grupo, sob o comando de Helio Gomes, CEO do Vírgula.

Por sua distribuição multiplataforma, os criadores evitam chamar o "Vírgula.Mix" de programa de TV. "Não queremos colocar o programa em um escaninho, dar um rótulo para ele", explica Luiz Calainho. Segundo Helio Gomes, a ideia era juntar a expertise em online do Vírgula à experiência de produzir ao vivo da Mix TV. "Trouxemos para a TV também a linguagem do vídeo online. Podemos entrar ao vivo de qualquer lugar, com um vídeo ao vivo 'mais nervoso', captado com a câmera do smartphone", explica Gomes. A distribuição se dá no canal de TV aberta, no YouTube, no Facebook e no Periscope, além dos sites do grupo – virgula.com.br e mixtv.com.brA entrada ao vivo é de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h. Além disso, o conteúdo fica disponível para ser acessado sob demanda, em clipes de menor duração.

Programa é exibido ao vivo em plataformas online e no canal Mix TV.
Programa é exibido ao vivo em plataformas online e no canal Mix TV.

Segundo Gomes, a ideia é expandir para novas plataformas e, aos poucos, ocupar outros slots de programação do canal de TV. "É a gênese de um grupo de mídia. Podemos pensar no crossmedia ampliado, com a rádio Mix e a MegaTV (canal de vendas do grupo)", explica o executivo.

O conteúdo do "Virgula.Mix" traz a linha editorial do Virgula. "O Virgula é hoje um vertical de entretenimento e estilo de vida totalmente focado no público jovem de espírito", diz Calainho. "Vamos manter o foco nos adolescentes e jovens adultos, de 15 a 35 anos de idade, de ambos os sexos e classe AB. Exatamente o mesmo público do Virgula, da Mix TV e da Mix FM", completa.

Depois de consolidado o formato do programa, os demais programas da grade da Mix TV também deverão seguir as mesmas premissas: ao vivo, multiplataforma e 100% interativo.

Publicidade

No início de julho o departamento comercial da Mix TV, comandado por Calainho, iniciou um road show pelas agências de publicidade para a apresentação do projeto. Segundo o empresário, o modelo de inserção publicitária não está totalmente desenvolvido. Mas isso é porque a ideia é envolver anunciante e agência nesse processo. "Vamos ter seis 'sócios fundadores', que vão criar os formatos conosco, envolvendo suas agências", explica. São seis pacotes de seis meses de duração. "Unindo todas essas plataformas digitais, teremos um tipo de alcance que o Ibope não consegue mensurar", diz Gomes. "Os grupos de mídia tradicionais não estão preparados para isso", completa Calainho.

É evidente que a publicidade inserida no programa terá de seguir as políticas de todos os parceiros, incluindo as plataformas de vídeo digital, como YouTube, Facebook e Periscope. No entanto, é possível inserir o anunciante dentro do conteúdo, como patrocinador de quadros especiais, por exemplo.

No início de agosto, uma festa (que contará com um show exibido nas diversas plataformas onde o "Virgula.Mix" está presente) marcará o lançamento oficial do programa ao mercado publicitário.

O "Virgula.Mix"

Quatro nomes estão à frente do "Virgula.Mix": Caco de Castro, Osmar Portilho, Kitty Vilas Boas e Márcia Garbin. Pela dinâmica do projeto, dois apresentadores comandam a ação, que envolve ainda dois repórteres volantes e a participação das redações do portal Virgula e da Mix TV. Uma câmera dá o enquadramento do ambiente de uma newsroom, mas os jornalistas e colaboradores também podem entrar no ar por webcams, câmeras em celular ou por Skype, de qualquer lugar. De um computador no estúdio, os apresentadores navegarão em tempo real pelas redes sociais e pelas páginas do portal Virgula.

"Começamos essa semana piloto sem qualquer expectativa. O resultado é que ficamos entre os 'top três' nos trending tops (do Twitter)", conta Gomes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui