LAB Cinema Expandido recebe a artista paraguaia Paz Encina 

Filme "Eami", de Paz Encina (Foto: Divulgação)

O LAB Cinema Expandido, que em sua primeira edição tem como tema "Rio de Janeiro: Máscaras, Fantasmas e Territórios", recebe neste mês de julho a artista paraguaia Paz Encina. Ela conduz uma masterclass e apresenta seus três longas-metragens, entre eles "Eami" (2022), inédito no Brasil. Paz também orienta os artistas residentes do LAB, além de desenvolver sua videoinstalação, produzida pelo LAB, que fará parte da exposição coletiva final. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na Cinemateca do MAM Rio de Janeiro.

Além da masterclass, Paz conversa com o público após a exibição de seus filmes – "Hamaca Paraguaya" (2006), no sábado, 15; "Exercícios de Memória" (2016) e o inédito no Brasil "Eami" (2022), no domingo, 16. A cineasta irá abordar seus trabalhos, pouco vistos no Brasil, as realidades de seu país e a oportunidade de estar no Rio de Janeiro para criar uma obra original a convite do LAB.

O Ciclo de Conversas do LAB, que abriu em 16 de junho com uma masterclass do artista Cao Guimarães, reúne intelectuais e artistas para abordarem diferentes formas de se criar imagens hoje no Rio de Janeiro. A coordenação do Ciclo é do cineasta e roteirista Felipe M. Bragança e da socióloga e professora Ana Paula Alves Ribeiro. No próximo final de semana, dias 15 e 16 de julho, além da Paz Encina, estarão na Cinemateca do MAM para conversar com o público o pesquisador, professor e carnavalesco Leonardo Bora, que falará sobre "Fantasias, Imagens e Máscaras no Carnaval do Rio de Janeiro" no sábado, com mediação de Felipe M. Bragança e Ana Paula Alves Ribeiro; no domingo, o professor e pesquisador Hernani Heffner, diretor da Cinemateca do MAM, que se dedica à preservação e restauração cinematográfica e audiovisual, conversa com Marina Meliande sobre "Memórias das Cidades Fluminenses – Cinema".

O LAB também promove, às quintas-feiras, até 27 de julho, a mostra de filmes "Rio de Janeiro em Diálogo", em cocuradoria com Hernani Heffner. Uma seleção de cinco longas e nove curtas que apresentam olhares diversos sobre imaginários do Rio de Janeiro. Serão exibidos, entre outros, o clássico "Lira do Delírio" (1978), de Walter Lima Jr.; "Gosto que me Enrosco" (2001), de Bruno Safadi; "Pretinho Babylon" (2017), de Emilio Domingos e Cavi Borges; e "O Anjo da Noite" (1974), de Walter Hugo Khouri. As sessões serão apresentadas por Felipe M. Bragança e Marina Meliande. 

Os ingressos para as atividades, todas gratuitas, podem ser retirados com antecedência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui