O cinema brasileiro ganha mais espaço na televisão aberta a partir da próxima semana. Na segunda-feira, dia 18 de setembro, às 21h, a TV Brasil estreia o “Cine Resenha”, programa apresentado por Priscila Rangel que vai exibir produções cinematográficas premiadas e trazer diretores, produtores e críticos para um bate-papo sobre um filme, que será exibido na sequência. A estreia é com “Aquarius”, do diretor Kléber Mendonça, que participa do programa junto com a produtora Emilie Lesclaux.
“Decidimos reunir esses talentos contemporâneos – pessoas com filmes premiados, sejam recentes ou mais antigos – e promover um bate-papo em rede nacional. Alcançar mais pessoas, formar uma plateia maior e cumprir com os objetivos da comunicação pública é algo prioritário para nós. É muito importante que o setor cinematográfico entenda a TV Brasil como a tela do cinema brasileiro”, afirmou a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino.
Programação
Além de “Aquarius”, o “Cine Resenha” vai trazer ainda para as telas da emissora pública filmes como “A Febre”, de Maya da-Rin; “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes; e “Los Silencios”, de Beatriz Seigner. A estreia do “Cine Resenha” marca uma renovação da grade de programação da TV Brasil, que começa a estrear novas atrações a partir deste mês de setembro.
A emissora vem ampliando o espaço para a produção audiovisual na sua grade. Dos 171 filmes que serão exibidos em 2023, 76 são novas aquisições de obras brasileiras que, somadas às já em exibição, representam 78% de conteúdo nacional naTV Brasil. De 2016 a 2019, dos 114 filmes adquiridos, apenas 25 eram brasileiros. Entre 2019 e 2022, foram 95 aquisições, sendo 38 nacionais e 57 estrangeiros.