Futura comemora Dia do Professor com programação e mobilização

Mais de 200 instituições da área de educação participam de uma mobilização digital pelo Dia do Professor, neste dia 15 de outubro, com foco na educação antirracista. Com articulação da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, as organizações vão compartilhar informações, conteúdos e iniciativas que valorizem, discutam e promovam ações pedagógicas relacionadas à educação para as relações étnico-raciais.

De acordo com dados da Pnad Contínua da Educação 2019 (IBGE), 71,7% dos jovens sem acesso à escola são negros, e os professores enfrentam em sala de aula as consequentes realidades do racismo. A partir das hashtags #PorUmMundoSemRacismo, #DiaDoProfessor, #Nem1PraTrás e #Nem1SemProfessor, a mobilização vai destacar desafios da temática antirracista e abordagens possíveis no âmbito da escola. Entre os participantes, estão instituições como Instituto Alana, Instituto Península, Conjuve, Cenpec e Instituto Rodrigo Mendes.

Documentários e homenagens 

O Dia do Professor também vai ser celebrado nas telas do Futura, que fez uma curadoria de estreias e destaques da programação para valorizar o papel do educador no país.

O documentário "Educação – Presente Para o Futuro" estreia no dia 15, às 20h, mostrando que, diante dos desafios educacionais que crescem diariamente no país, a solução é conectar a sala de aula às diversas realidades do entorno das escolas, usando metodologias que colocam o aluno como protagonista da sua formação, lembrando que não existe uma única fórmula mágica para resolver condições tão contrastantes nas quais a educação está inserida.

A programação inclui ainda a exibição do documentário "Prova Escrita" (foto), às 10h30, que acompanha uma coordenadora pedagógica que investiga problemas que afligem os alunos na sala de aula e na vida a partir de pequenas pichações na escola onde trabalha.

Já "Caminhos: quando sonhos encontram a educação", às 10h15, destaca o poder transformador da educação por meio de histórias de estudantes, profissionais e pesquisadores que passaram por um dos 24 campi da Unesp no estado de São Paulo. Cada episódio traz relatos inspiradores de pessoas que foram impactadas do ponto de vista social, cultural e econômico pelas políticas de inclusão e permanência na universidade. E, completando as homenagens, o documentário "Cleo" (13h) faz um breve retrato da vida e obra de Cleonice Beradinelli, a Dona Cleo, imortal da Academia Brasileira de Letras e intelectual que dedicou a vida ao ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui