Um total de 26 prêmios foram concedidos à criatividade publicitária brasileira no primeiro dia da 26ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica. Nesta terça, 14, o Brasil conquistou seis troféus de Ouro, onze de Prata e nove de Bronze.
No primeiro dia do festival internacional de criatividade latina mais importante do mundo, que acontece em Buenos Aires, foram revelados os premiados em sete competições: Produção Audiovisual, Saúde & Pharma, Eficácia & Transformação Criativa de Negócios, Produção de Áudio & Som, Gráfica, Produção Gráfica e Rádio & Áudio.
Em Produção Audiovisual o Brasil ganhou 13 prêmios: dois de Ouro, sete de Prata e quatro de Bronze. O Gran Ojo (como é chamado o GP nesse festival) foi para o México, com o trabalho "Huracán Ramírez vs. La Piñata Enchilada, da TBWA\Media Arts Lab para Apple.
Na estreante competição de Saúde & Pharma do El Ojo de Iberoamérica a criatividade brasileira ganhou 6 troféus, dos quais um é de Ouro, um de Prata e quatro de Bronze. No entanto, vale destacar que no trabalho que ganhou o Gran Ojo nessa categoria, "El Puente", da Klick Health para a ONG Paws NY, levou o GP para os EUA, mas o CCO da agência é o brasileiro Bernardo Romero, a produtora do filme é a brasileira Lightfarm e a produtora de som é a também brasileira Jamute Áudio.
Em Eficácia & Transformação Criativa de Negócios, seis troféus foram para o Brasil: três de Ouro, dois de Prata e um de Bronze. O Gran Ojo foi para a Colômbia, com o case "Influencer's Friends", criado pela DDB Colômbia para AB InBev Colômbia.
Já em Produção de Áudio & Som, houve apenas um troféu brasileiro, de Prata. O Gran Ojo foi para o México com o case "Huracán Ramírez vs. La Piñata Enchilada, da TBWA\Media Arts Lab para Apple.
Tanto em Gráfica, em Produção Gráfica, quanto em Rádio & Áudio, não houve nenhum troféu para o Brasil. Em Produção Gráfica o Gran Ojo foi para com o case "Let´s Wash Away The Taboo", da Lola MullenLowe e MullenLowe UK para Unilever/Persil. Já o GP de Rádio & Áudio foi para o Uruguai, com o case "Podés Comprarte uma radio", criado pela Havas Gurisa para Loterías Y Quinielas del Uruguay. Em Gráfica, não houve ganhadores do Gran Ojo.
Melhor Ideia Local – Brasil
Dois trabalhos de duas agências ganharam troféus em Melhor Ideia Local – Brasil.
O case "Eart4", da AlmapBBDO para UN Global Contact – Pacto Global; e o case "Bring Home the Bud", da Africa Creative para AB InBeve – Budweiser, com participação de Wieden+Kennedy New York e Wieden+Kennedy São Paulo.
Importante destacar que esses ganhadores não entram na contagem oficial de troféus para a publicidade brasileira, pois eles precisam ser obrigatoriamente do Brasil.
Cada país que inscreveu cases no El Ojo tem seus vencedores de Melhor Ideia Local.