Serviços de telecomunicações subiram menos que a inflação, diz SindiTelebrasil

Os preços dos serviços de comunicação, entre eles telefonia, Internet e TV por assinatura, em 2013 subiram abaixo da inflação, informa o SindiTelebrasil em nota. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano passado, o item comunicação foi o que menos pesou na inflação, registrando uma alta de 1,5%, enquanto o índice geral foi de 5,76%.

O desempenho do setor pode ser destacado também na comparação com outros itens. Comunicação, além de ter sido de apenas 26% do IPCA, foi menos da metade que o segundo setor com menor impacto – o de transportes – que registrou alta de 3,27%.

No mês passado, o Banco Central projetou uma queda de 1% neste ano para a telefonia fixa. Na telefonia celular, de acordo com o levantamento mais recente, o preço médio do minuto caiu 17% entre setembro de 2012 e setembro de 2013, de R$ 0,18 para R$ 0,15.

De acordo com o SindiTelebrasil, esses números revelam que os ganhos de produtividade gerados pelas prestadoras de serviços de telecomunicações estão sendo efetivamente transferidos para os usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui